SEMPRE MÚSICA . . .

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

[] Vera Lynn, "The Force's Sweetheart"

Ela é um patrimônio nacional de todo o Reino Unido, tão popular e conhecida como a Rainha Elizabeth II...

Todos os ingleses conhecem Vera Lynn e com certeza, em todas as casas é possível encontrar pelo menos um disco de vinil ou um cd ou ainda uma fita cassete dela.

De certa maneira é como se ela fosse um pouco a avó de todos, pois entrou na vida do Reino Unido em 1936.

Esta simpática velhinha que completou 90 anos em 2007, é querida por todos e esta viva, participante, bem antenada com o mundo e com uma alegria e disposição invejáveis em gente de 40 anos. Imaginem só em quem já passou dos 90...

Vera Margareth Welch nasceu em 20 de março de 1917 em Londres. Mais tarde, adotaria o sobrenome de solteira de sua avó, Lynn, como nome artístico.

Criança ainda, começou a cantar em pequenas bandas que animavam festas e bailes da época.

Mas em 1936, gravou seu primeiro disco como solista e foi muito bem aceita. Em 1939 casa-se com o clarinetista Harry Lewis.

Sua popularidade como cantora foi tão grande e tão rápida, q
ue em 1940 Vera tinha seu próprio programa de rádio, chamado “Sincerely Yours”. [ nome de uma música que foi um de seus grandes sucessos...]

A tônica do programa era apresentar números musicais e mandar mensagens de encorajamento e reforço positivo para as tropas que estavam longe da pátria.

Vera também ia aos hospitais entrevistar as recém-mamães, que tiveram seus filhos longe de seus maridos, e assim, tranqüiliza-los de que tudo estava bem, criando também um clima de solidariedade e de “lar”, mesmo que à distância.

Não é precis
o dizer que este tipo de programa tinha uma popularidade sem tamanho, e Vera, como efeito colateral disto, adquiriu uma credibilidade e uma simpatia sem precedentes, por parte da população.

Vera vai até o Egito, Burma e Índia para fazer apresentações para as tropas inglesas e assim manter o ânimo e auto-estima dos soldados o mais elevado possível, pois os dias eram tristes e sombrios.

Em 1942 Vera Lynn grava uma música que talvez seja seu maior sucesso, até hoje. Com esta música ela ficou conhecida mundialmente e até mesmo pelas gerações mais novas.

A música “We’ll Meet Again” tem uma letra melancólica mas cheia de esperança:

[ we’ll meet again don’t know where, don’t know when, but I know we’ll meet again some sunny day...]*

*[nós vamos nos encontrar de novo não sei onde, não sei quando, mas sei que vamos nos encontrar novamente, qualquer di
a desses, um dia ensolarado...]

Nem é preciso dizer que esta música teve um imediato e grande apelo entre aquelas pessoas que tinham alguém querido distante, separados pela guerra, sem saber exatamente como seria o dia de amanhã....

Esta música logo vira quase o hino oficial, o “slogan” da Segunda Guerra Mundial. Passado este período, Vera continua sua carreira regularmente, gravando um sem-número de discos, apresentando-se nas rádios, televisões e fazendo excursões por todas as partes, construindo assim, uma carreira sólida e invejável...

Em 1995, cantou ao ar livre nos jardins do Palácio de Buckingham, numa cerimônia comemorativa do Jubileu de Ouro do Dia da Vitória.

Vera então com 78 anos, decidiu que aquela seria sua última apresentação pública oficial, mas 10 anos depois, em 2005, nas mesmas comemorações do Dia da Vitória, que aconteceram desta vez na “Trafalgar Square”, aparece de surpresa e faz um emocionando e veemente discurso enaltecendo os veteranos de guerra e pedindo às gerações mais jovens que sempre lembrassem do esforço e sacrifício daqueles combatentes e de toda a população da época.

E feito isso, pediu a todos que cantassem com ela algumas estrofes de “We’ll Meet Again”.

E o público = emocionado = não se fez de rogado...

"Pink Floyd", sim, eles mesmos, no seu álbum “The Wall” de 1979, escreveram uma música, “Vera”, como uma referência e homenagem a ela e ao significado de seu hit “We’ll Meet Again”.

Vera, que sempre levou uma vida pessoal muito tranqüila e discreta, teve apenas uma filha, nascida em 1945, e continua muito ativa no que diz respeito a atividades cívicas, beneficentes e causas humanitárias, é sempre convidada de honra, como uma verdadeira e eterna instituição nacional.

Tenho aqui em casa 2 cd’s de Vera Lynn. Um chama-se “Remembers = The Songs That Won World War 2” e o outro, simplesmente “Vera Lynn”.

São discos que trazem o essencial de Vera, com seus
grandes e eternos sucessos como a já tão citada em cima “We’ll Meet Again”, “I’ll Be seeing You”, “Lili Marlene”, “White Ciffs of Dover”, “A Nightingale Sang in Berkeley Square”...

(@) os discos são do selo EMI, remasterizados e de 1994 e 1999.

Pela sua simpatia contagiante, pela sua contribuição à música, Vera é chamada respeitosa e carinhosamente de “Dame Vera Lynn”... e continua nos corações de todos os súditos da Rainha Elizabeth II.

2 comentários:

Otávio disse...

Você sabe o quanto eu gosto desta mulher e da época em que ela cantava. Que velhinha simpátiaca ela se tornou, não?

Anônimo disse...

OI. TUDO BEM. ACABO DE ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A INGLATERRA NA SEGUNDA GRANDE GUERRA, E OUVI PELA PRIMEIRA VEZ PEQUENOS TRECHOS DE ALGUMAS CANÇÕES DE VERA LYNN. FOI PAIXÃO À PRIMEIRA AUDIÇÃO. VOCE PODERIA ME INFORMAR COMO EU PODERIA ADQUIRIR OS DOIS DISCOS CITADOS ACIMA?
MEU E´MAIL É:
miziaraf2000@yahoo.com.br
OBRIGADO.