SEMPRE MÚSICA . . .

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

[] Caramba, Che Sorpresa !! / Raffaella Carrà

Exuberância. Vitalidade e simpatia. Isto é o que primeiro chama a atenção de quem assiste um show ou alguma apresentação desta italiana nascida em Bolonha no dia 18 de junho de 1943.

Seu nome de batismo é Raffaella Roberta Pelloni, e inicia seus estudos de dança e interpretação em Roma, no “Centro Experimental de Cinematografia”.
Em 1952, participa do filme “Tormento do Passado” e ainda usa seu nome de batismo.

Mas em 1960, após diplomar-se no conservatório de Roma, Raffella faz sua estréia oficial em “La Lunga Notte Del ‘43”, e em 1965 contracena com Frank Sinatra em “Il colonnello Von Ryan”.
São atuações bem discretas e sem nenhum estardalhaço, mas que serviram para sinalizar o início da carreira artística daquela que viria a ser uma dos mais conhecidos rostos da televisão italiana; seja cantando, conduzindo um programa de variedades, ou em campanhas benemerentes.

Entre 1969 e 1970 acontece um verdadeiro e grande sucesso televisivo no espetáculo “Io, Agata e Tu”, que é onde Rafaella lança um novo estilo de “showgirl”, muito efusiva, exuberante com muita vitalidade e uma maneira moderna de conduzir uma apresentação.

No outono do mesmo ano, escandaliza os mais conservadores ao aparecer com o umbigo à mostra, na abertura e encerramento de “Canzonissima”, tradicional programa musical italiano, que já existe há várias décadas...mas parece que este incidente não afetou sua imagem pois no ano seguinte ela estava à frente das câmeras apresentando a nova edição deste “festival / disp
uta” musical...

Em 1974, divide um espetáculo de peso, com outro grande nome da música e do “showbizz” italiano: Mina...
“Milleluci” é o nome do “special” e tem convidados ilustres da música, teatro e cinema italianos. É apresentado semanalmente, com platéia e durante várias semanas.

Conduz em 1978 um show de variedades “Ma Che Sera”, e em 1982, “Fantastico”.

Recebe o título de “Personagem Televisivo Feminino Europeu”, dado pela “European TV Magazines Association”, pelo seu sucesso na condução do programa “Pronto, Raffella?” durante 1984 e 1985.

Em 1985 e 1986 apresenta o “Raffella Carrà Show” e “Buonasera Raffaella”.

Vai para a Espanha trabalhar e morar durante o período que vai de 1992 a 1995.
Sucesso enorme e amor recíproco....os espanhóis adoram Raffaella, e como ela sempre diz quando surge oportunidade, a Espanha é seu segundo lar. Aliás, os países de língua espanhola têm por ela um carinho muito especial.
Na Argentina e Uruguai, ela é considerada uma “prima” que é artista e faz sucesso...como se fosse alguém de casa que faz sucesso no mundo...

Durante seu período espanhol, apresentou “Holla, Raffaella!” na TVE, mas em 1995 volta para I
tália.

Estréia “Caramba, Che Sorpresa!”, com índices altíssimos de aceitação e audiência, pouco comuns para a televisão italiana na época.
A popularidade do programa foi tamanha, que foram produzidas mais 4 temporadas do programa e sempre no horário mais nobre, o tal “prime time” de sábados à noite...

Segue-se “Caramba, Che Fortuna”, programa que mantinha a mesma espinha dorsal do anterior, só que focado em sorteios, bilhetes premiados, sorteios no auditório e ligações de telespectadores premiadas, movimentando uma importância em dinheiro pra lá de con
siderável...este programa tinha o suporte e a chancela do sistema de loterias italiano oficial.

Apresentou também o famoso e tradicional “Festival de San Remo”, manifestação musical que existe há sessenta anos, e devido à tradição e importância deste festival, é considerada uma honraria por qualquer italiano a missão de apresentá-lo em cadeia nacional pela RAI.

Não custa lembrar que este festival nos deu “Dio Come Ti Amo”, “Volare”, “Piove”, “Se Piangi, se Ridi”, Uma Casa In Cima al Mondo”....é o mesmo festival onde nosso Roberto Ca
rlos dividiu com Sergio Endrigo = autor da música = em 1968, a vitória de “Canzone Per Te”.

Em 2004, Raffaella conduz “Sogni”, um programa de grande audiência, que se propõe a realizar os sonhos dos telespectadores sorteados.

Já em 2006 seu programa “Amor”, de intenções bem nobres facilita e intermedia a “adoção à distância” de crianças necessitadas por famílias italianas dispostas a mantê-las e lhes proporcionar educação, saúde e quem sabe, até mesmo um lar...

Em paralelo a esta atividade televisiva Rafaella continuou sempre gravando seus discos, e tornando popular e quase de domínio público algumas de suas músicas, como por exemplo “0303-456”, “A Far L’Amore Comincia Tu”, “Forte, Forte, Forte”, “Ma Che Musica Maestro”, “Tuca Tuca”...

No final de novembro de 2007 saiu um Box contendo um cd duplo, que é uma coletânea de seus sucessos mais significativos e também um DVD.

Raffaella Carrà tem perto de 50 discos gravados e o sucesso de seus programas durante estas décadas todas, a transformaram num personagem público italiano muitíssimo admirado, tanto é que este mesmo público lhe deu o apelido de “Raffa Nazionale”.

Tiziano Ferro, jovem autor e cantor italiano, que dividiu uma música com Mina em “Todavia”, faz uma homenagem à Raffa, em seu mais recente cd com a música “
E Raffaella è Mia...”

Consagrada e gostada por colegas e público, Raffaella Carrà sem dúvidas merece o lugar que ocupa na história do mundo artístico italiano.

Tantissimi auguri, Raffa !!


2 comentários:

Adriana disse...

Conheço quase todas as músicas não podia imaginar que era ela.

Otávio disse...

La Carrà. Super exuberância, super vitalidade e simpatia. Caramba che fortuna!