SEMPRE MÚSICA . . .

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

[] Carmen Mc Rae

Um outro nome importante e indispensável para se contar a história da música popular americana do século 20, é o de Carmen Mc Rae

Nascida no Harlem, em Nova York, em abril de 1920,de pais Jamaicanos, iniciou muito cedo seus estudos de voz e piano, pois seu objetivo maior era ser uma pianista. Cantar, se acontecesse, seria uma coisa secundária...

Quando tinha 17 anos, teve uma das grandes alegrias de sua vida, que foi conhecer seu ídolo: Billie Holiday, que gravaria uma compo
sição de Carmen no ano seguinte “Dream of Life”, já que ela , Carmen , estava se saindo muito bem como pianista e já mostrando talento como compositora.

Nesta fase de sua vida, trabalha como pianista nos maiores clubes de jazz do Harlem, e em 1944, começa sua carreira de vocalista com as Big Bands de Benny Carter, Count Basie e Mercer Ellington.

Em 1948, vai para Chicago e fica lá trabalhando como pianista por 4 anos antes de voltar a Nova York. Este período de Chicago Carmen
considera como o mais importante de sua vida e sempre diz que foi a melhor e maior escola.

Carmen sempre admitiu que sua maior e principal influência foi Billie Holliday; mas desenvolveu um estilo próprio e bem característico de cantar.

Seu fraseado e sua divisão silábica são impecáveis e famosos até hoje, servindo de “escola” para muitos vocalistas, tanto masculinos como femininos.

É também considerada pela crítica especializada como uma das
mais influentes cantoras e pianistas de jazz do século 20.

Ao longo de sua brilhante carreira, gravou mais de 60 discos, apresentando-se sempre com grande repercussão e excelente acolhida, também fora dos Estados Unidos, como é o caso do Japão, que por natureza é um país apaixonado por música.
Principalmente jazz e bossa nova...

É impressionante a quantidade e a qualidade dos discos de Carmen editados e gravados no Japão, com belíssimas capas, feitas por artistas japoneses, com pinturas, “crayon” e aquarelas.

Da enorme discografia de Carmen, eu vou destacar um cd em especial, que é um dos meus prediletos e tem o título de YOU’RE LOOKIN’ AT ME, que é uma coletânea das
músicas de Nat King Cole.
É um cd de 1983, que o tempo e a qualidade do material cantado tornaram um clássico.

@ I’m an errand girl for rhythm
@ Beautiful moons ago
@ Frim fram sauce
@ Come in out from the rain
@ How does it feel?
@ If I had you

@ I can see for lookin’
@ Sweet Lorraine
@ You’re lookin’ at me
@ Just you, just me

(@) selo Concord Jazz / importado / 1983-1984

Ganhadora de 7 “Grammy” como melhor vocalista feminina de jazz, Carmen, que sempre se recusou a parar de fumar, foi obrigada a se retirar de cena em 1991 devido a um severo enfisema pulmonar, e morre em novembro de1994 de um infarto, conseqüência de seus graves problemas respiratórios.



3 comentários:

Odilon disse...

Legal a Della Reese e a Carmen Mc Rae juntas. Ainda há pouco estava vendo um video no youtube sobre um tributo a Carmen e quem entregou o prêmio foi a própria Della Reese. Pena que a Carmen já estava com a aparência bem comprometida.

Otávio disse...

Esta dispensa comentários. Muito talentada. (rsrsrsrs)

Adriana disse...

Comentar mais o que ,se já falaram tudo.