SEMPRE MÚSICA . . .

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

[] Nancy Wilson

O pai de Nancy tinha o hábito de comprar discos para ouvir em casa. Foi assim que ela conheceu Billy Eckstine, Nat King Cole e Jimmy Scott, de quem viria a se tornar fã e amiga até os dias de hoje.

Além disso, Nancy também gostava de ouvir música numa loja que ficava na sua rua, e que tinha uma grande Juke Box, onde ela ouvia
Dinah Washington, Ruth Brown e Laverne Baker.

Nasceu em Ohio, em 20 de fevereiro de 1937, e até hoje é considerada uma das vocalistas da música americana mais elegantes e afetuosas com seus colegas...

Percorreu sempre diversos estilos, como o jazz, R&B, o Soul e o chamado “pop romântico”, aqui sem a conotação pejorativa que esta expressão assumiu no Brasil.

Seus discos mais elogiados são aqueles onde ela canta jazz acompanhada de renomados músicos como Cannomball Adderley, (sax) e o pianista George Shearing, e sendo dirigida pelo maestro Bully May.

Apesar das críticas de alguns jazzistas mais conservadores, Nancy gravou inúmeros discos de R&B e música pop, fazendo turnês com nomes como
Nat King Cole, Sarah Vaughan e Ruth Brown.

Mesmo assim Nancy sempre manteve sua ligação com o jazz e nos anos 80 aparece ao lado de músicos como HANK Jones, Art Farmer, Ramsey Lewis e Benny Golson.

Quando tinha 15 anos, ganhou um concurso para novos talentos na cidade de Columbus e o prêmio era aparecer num programa de televisão que ia ao ar duas vezes por semana, chamado “Skyline Melodies”.

Em 1959 graças a seu empresário e recomendações de George Shearing, Nancy consegue um contrato com ao grande “Capitol Records”, onde ficou por diversos anos e onde gravou vários discos de bastant
e sucesso, entre os quais uma homenagem a seu eterno ídolo Jimmy Scott.

Mesmo aparecendo com bastante freqüência na televisão, a rede NBC criou um programa só pra ela, “The Nancy Wilson Show”, que acabou por lhe dar um “Emmy” pela sua temporada de 1967/1968.

Em seus vários anos de “Capitol Records” era uma das campeãs de venda, superando “monstros-sagrados” como
Peggy Lee, Frank Sinatra e Nat King Cole, todos também da “Capitol”.


O gosto musical do mundo estava mudando, e com ele, Nancy também mudou de gravadora, indo para uma “big”, a “Columbia”, mas apesar de tudo e de seu sucesso, era impossível concorrer com a força da música popular e da grande novidade que era o rock ‘n roll...

Consolidou sua grande popularidade e prestígio nos anos 90 entre os apreciadores de baladas românticas, com seus belos discos lançados nesta década.

Em 2002 e 2003 Nancy voltou novamente ao jazz, gravando discos com Ramsey Lewis.

Seu disco de 2004 “R.S.V.P.” (Rare Songs Very Personal) é uma deliciosa mistura de jazz e belas e eternas baladas.

Em 2007, Nancy comemora seus 70 anos no “Hollywood Bowl”, em um grande e movimentado evento ao lado de grandes nomes da música, que afinal, são seus colegas e amigos.

GREAT LADIES OF SONG...spotlight on...” tem:

@ What a little moonlight can do
@ Little girl blue
@ My one and only love
@ The best is yet to come
@ Midnight sun
@ The good life
@ You’d be so nice to come home to
@ Time after time
@ All of you
@ The very thought of you
@ Back in your own back yard
@ When the sun comes out
@ At long last love
@ You’ve changed
@ Someone to watch over me
@ I wish you love
@ Angel eyes
@ Here’s that rainy day
@ The song is you
@ Miss Ottis regrets

(@) selo “Capitol Records”=compilação de músicas gravadas nos anos 50 e 60 / importado / 1995.




Nenhum comentário: