SEMPRE MÚSICA . . .

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

[] Della Reese / Voice of an Angel

A primeira vez que ouvi falar em Della Reese, foi através de uma capa de um velho LP de vinil, dos anos 60, que trazia a pintura de um rosto em “close”, de uma boneca daquelas antigas, de louça, descascada e com um olho quebrado...

Esta capa me chamou muito a atenção pois era forte e impactante, pelo menos para a estética da época, em se tratando de discos.
Tratei de escutar o LP e a voz foi outra surpresa; grave, clara e limpa, com uma dicção que fazia a gente ter a sensação de entender tudo o que ela cantava.

Tinha também uma música que jamais esqueci o título: “With Pen in Hand”...que veio a ser gravada por um sem número de cantores.

Seu verdadeiro nome é Delloreese Patricia Early, e nasceu em 06 de julho de 1931, em pleno verão, em Detroit, Michigan.

Como quase toda boa negra americana que se torna cantora, Della começou a cantar na igreja de sua cidade com a idade de 6 anos.

Descoberta por Mahalia Jackson, logo foi escalada para acompanha-la nas excursões do “monstro-sagrado” da música negra religiosa da época.

Quando tinha 18 anos, Della forma um grupo vocal chamado “The Meditation Singers”, e torna-se sem saber, a primeira artista a levar música gospel aos cassinos de Las Vegas.

Desenvolve suas qualidades de vocalista e expande seu repertório como solista ao cantar por um bom tempo com “Erskind Hawkin Orchestra”.

A partir daí, pouco depois, tem início sua carreira solo, com um “single” “Don’t you Know”, que fez grande sucesso durante todas estas décadas, tornando-se inclusive, sua “assinatura” musical...

Segue-se ainda “And that Reminds Me”, que junto a “Don’t You Know”, tornam-se seus maiores hits nos anos 50.

Vira uma celebridade, popular e de prestígio, comparecendo a todos os programas de televisão da época, como convidada especialíssima, e no mais famoso e tradicional deles, chegou a comparecer mais de vinte vezes em um só ano.

Continua sua atividade intensivamente de gravações e apresentações ao vivo, em locais notunos e em 1987 ganha o “Grammy” como Melhor Vocalista Feminina de Música Gospel.

Teve seu próprio talk-show, e desenvolve uma carreira de atriz, participando de inúmeras séries para televisão bem como uma razoável incursão cinematográfica de oito filmes...

Mas certamente a série de TV que tornou Della conhecida no mundo inteiro, foi sem dúvida “Touched By An Angel”, que chegou a ser exibida aqui no Brasil pela tv a cabo.

Era um seriado muito interessante e tinha uma abordagem diferente em relação ao ser humano e suas mazelas...
A personagem = Tess = tinha a missão de ajudar as pessoas em seus sofrimentos e dificuldades, mas de uma maneira diferente...

Sua missão era fazer a pessoa envolvida, descobrir dentro de si, e entender porque estava
sendo posta à prova, e como contornar as situações pertinentes à vida humana...e assim, ajudar a si mesmo.

Como ela mesmo diz, se o ser humano consegue vislumbrar esperanças e ver que a vida não é somente dor e sofrimento, estas mesmas pessoas são capazes de operar seus pequenos e grandes milagres...

Na vida real, Della leva uma vida de certa forma parecida com a de sua personagem mais famosa.

Ordenada Ministra religiosa da “Understanding Principles of Better Living Church” em Los Angeles, atende a uma congregação bastante participante e ativa nas questões sociais.

Della é metade afro-descendente e outra metade Cherokee, e em 2002 revelou no programa de Larry King, tradicional talk-show da tv americana, que é diabética do tipo 2, e
desde então é porta-voz da “Associação Americana de Diabetes”, viajando o pais inteiro, dando palestras e esclarecimentos sobre a doença.

Desde 1983, Della é casada com Franklin Thomas Lett,Jr. conhecido produtor musical e escritor, e até hoje vivem confortavelmente numa bela casa em Los Angeles.

“Voice of An Angel” é uma compilação muito interessante, pois traz 2o hits dos mais expressivos de sua carreira:

@ I’m beginning to see the light
@ Baby, won’t you please come home
@ Guess I’ll hang my tears out to dry
@ I’m just a looky so and so
@ Here’s that rainy day
@ Little girl blue
@ And now
@ Two sleepy people
@ The end of a love affair
@ I’ll get by
@ How did he look
@ All by myself
@ I had the craziest dream
@ Let’s get away from it all
@ Always
@ Someday (you want me to want you...)
@ These foolish things
@ Call me
@ And the angels sing
@ Don’t you know

(@) selo RCA Victor / remasterizado / importado / 1996




Um comentário:

Otávio disse...

Ouvir Della Reese e como um toque de anjo, que vozeirão!