SEMPRE MÚSICA . . .

sábado, 12 de janeiro de 2008

[] Nancy Sinatra

Filha de Frank Sinatra e sua primeira mulher Nancy Barbato, Nancy Sinatra nasceu em 08 de junho de 1940 e já no final dos anos 50, inicia a estudar canto, dança e representação na Universidade da Califórnia, mas abandona os estudos poucos anos depois, após sua estréia profissional em 1960, num especial de seu pai para a TV, onde o convidado de honra era nada mais nada menos do que Elvis Presley.

Apenas como curiosidade, uma das músicas mais executadas de Frank Sinatra, “Nancy” foi composta para ela no seu quarto aniversário pelo grande Jimmy Van Heusen...

Recém c
hegado do exército, Elvis foi recebido no aeroporto com todo o tumulto imaginável por Nancy e Frank Sinatra...ela e Elvis, que já eram amigos, cantaram juntos e viriam a filmar juntos em 1968 “SPEEDWAY”.

Nancy começa a gravar no selo de propriedade de Sinatra, a REPRISE RECORDS, mas curiosamente, o sucesso acontece no Japão e na Europa.
Tanto é assim, que em 1965, sem nenhum “hit” nas paradas dos Estados Unidos, Nancy desanima e pensa em desistir de sua carreira.

Então aparece na sua vida uma espécie de fada madrinha, na figura de Lee Hazlewood, compositor, arranjador e principalmente produtor musical.
Lee dá uma nova direção e faz um novo desenho para a carreira de Nancy.

Cria um novo visual para ela, deixando-a loiríssima, com os cabelos armados, cílios postiços e muito rímel... Nancy grava então de autoria de Lee a música que de certa maneira transformaria sua vida, pelo menos a artística.

A música é “These Boots are Made for Walking”, inspirada no filme “4 For Texas”, de Robert Aldrich, um western estrelado por Frank Sinatra e Dean Martin.

Sucesso imediato e absoluto. O clipe de divulgação desta música mostra uma Nancy de botas de cano longo, roupas justas, curtas e sexy...tanto para ela como para as dançarinas que fazem parte do clipe.
Esta nova
imagem de Nancy virou marca registrada e fez escola.

Era uma mistura de boa-moça vestida transgressivamente, com malhas de tricô de ponto trabalhado, que pareciam ser a única vestimenta que ela tinha no corpo, à exceção das famosas botas, é claro.

Segue-se a isto uma relação grande de “hits” de sucessos de autoria de Lee, como é o caso de “Summer Wine” e “Jackson”, “Some Velvet Morning”...

Lee então leva Nancy para Londres, e com novo estilo e roupas da Carnaby Street, minissaias vertiginosas, muito laquê e vinil, consolida-se o sucesso dela na Europa, e grava um disco de título óbvio “Nancy in London”.

Nos Estados Unidos seus discos vão bem, obrigado, enquanto ela está semeando sua carreira européia.

Em 1967, um novo e grande sucesso mundial, quando grava o tema de James Bond “You only live twice”, considerado até hoje por muitos especialistas em James Bond, como um dos melhores temas da série.

Mas Nancy estava tão apavorada e receosa devido a responsabilidade do projeto, que insistia com os produtores querendo saber se eles tinham certeza de que não queriam Shirley Bassey para cantar
o tema do filme....

Em 1966 e 1967 Nancy viaja para o Vietnam para se apresentar e distrair as tropas, tradição americana em todos os conflitos internacionais. Os soldados transformaram “These boots...” em quase um hino, tamanho o sucesso e aceitação da música.

Neste mesmo ano, 1967, Nancy grava com seu pai um outro dueto que correria o mundo mesmo. Trata-se de “Something Stupid”, que aqui no Brasil ganhou o nome de “Coisinha Estúpida”, na versão de Leno & Lílian.
Alguém lembra, ainda? É, pois é.

A primeira vez que eu ouvi “Something Stupid” foi nesta época e eu morava no sul do Brasil, onde se conseguia sintonizar facilmente emissoras de rádio de Buenos Aires e Montevidéu.
Era um sábado à noite e o programa se chamava “Modart En La Noche”, na Rádio Belgrano de Buenos Aires e esta música estava sendo lançada em primeiríssima mão... nunca esqueci a “novidade”...

Nancy continuo
u gravando inúmeros “singles” que logo logo viravam hits pois ela havia caído nas graças do público americano; além disso, sua química musical com Lee Hazlewood deu muito certo e rendeu um grande número de duetos de sucesso.

Na metade dos anos 70, Nancy resolve diminuir bastante sua atividade artística e concentrar a maior parte do seu tempo nas funções de mãe de duas filhas, de seu segundo casamento. De 1960 a 1965, ela foi casada com o “queridinho” astro “teen” Tommy Sands.

Aos 54 anos, resolve posar para a revista PLAYBOY, na edição de maio de 1995. Sua aparição gerou grande controvérsia...

Ela jura de pés juntos que seu pai ficou orgulhoso das fotos, mas amigos bem chegados ao clã dos Sinatra, dizem que não foi bem assim.

Nancy rebate e diz que quando ela contou ao pai o valor que a PLAYBOY iria pagar pelas fotos, Sinatra apenas teria dito:
“- Dobre o preço, peça o dobro...!”

Continuou a gravar sempre, a participar das apresentações do pai e levando adiante sua discreta carreira como atriz,tanto no cinema como na televisão. Tem mais de 50 “singles”, 36 álbuns e 8 filmes.

No dia 11 de maio de 2006 Nancy Sinatra ganhou sua estrela na “Calçada da Fama de Hollywood”, quando então foi declarado o “Dia de Nancy Sinatra” pelo prefeito Johnny Grant.

É sempre bom lembrar, que esta cerimônia tem para o público e para o artista americano uma importância enorme, pois é a materialização do reconhecimento do talento do artista e da sua importância no “showbizz”...

4 comentários:

Anunciatta disse...

A filhinha do Sinatra já está com 67 aninhos? Como o tempo voa, ainda ontem era uma garotinha!!!

Rui Caetano disse...

A vida não nos dá paragens, nem o tempo deixa o nosso corpo descansar da idade.

Adriana disse...

Como disse Odilon voce para o mundo!!

Anônimo disse...

Amo tudo o que se refere a Sinatra, sua música, sua vida e claro, seus filhos.Um homem, uma lenda,como pai nota 1.000...Roberto Carvalho