Esta época é cheia de magia e de mistérios, de grandes e pequenas orquestras. De “bigs” e não tão “bigs” assim...
Mas Helen Forrest é considerada como uma das maiores vocalistas da chamada “The Big Band Era”. Seu nome é sinônimo de orquestra, de cassino, de “night club”, de "crooner" .
Só pra situar: começou cantando ainda garota numa orquestra dançante do seu irmão, com 10 anos de idade, canta na Rádio CBS e chegou a usar durante um certo tempo, o nome engraçado de “Bonnie Blue”...
Billie Holiday havia deixado a orquestra de Artie Shaw em 1938, e ele andava buscando uma vocalista que estivesse à altura. Contratou logo Helen, com quem trabalhou até sua orquestra se dispersar um ano depois.
Era uma mulher bonita e elegante, e fazia uma bela figura nos palcos onde se apresentava, com uma voz impecável e um guarda roupa pra lá de elegante = como a época exigia =...
Esteve na orquestra de Benny Goodman, gravou com Nat King Cole e cantava com a orquestra de Lionel Hampton.
Mas ficou definitivamente conhecida e obteve sucesso muito maior ao trabalhar com Harry James, que mais tarde teria como vocalistas Doris Day e Rosemary Clooney.
No final dos anos 50 e início dos 60, integrou a orquestra de Tommy Dorsey, nome que ficou para sempre ligado à "Era das Big Bands".
Existe um cd gostosíssimo e obviamente tem o nome de “Helen Forrest – “The Voice of The Big Bands”,claro!
São mais de 70 minutos, tem 24 faixas todas meticulosamente remasterizadas. Tem músicas do período com Artie Shaw , Benny Goodman, Harry James e do período com Dick Haymes.
É uma excelente mostra da atmosfera desta época e dos grandes cantores e músicos que viveram e alegraram as noites de milhões de pessoas.
Helen gravou mais de 500 músicas nestas décadas todas de vida e carreira artística. Sempre gravando e se apresentado em locais noturnos, gravou seu último disco em 1983.
Um processo severo de artrite obrigou-a à reclusão praticamente total e morreu aos 82 anos em 1999.
Mas “A Voz das Big Bands” ficou gravada para sempre .
Nenhum comentário:
Postar um comentário