SEMPRE MÚSICA . . .

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

[] Dianne Reeves

Até parece que a maioria das cantoras negras americanas iniciam suas carreiras por uma trajetória parecida... o que não deixa de ser verdade.

Como tantas outras, Dianne nasceu em uma família bastante musical.
Seu pai era cantor e sua mãe, uma trompetista bem conhecida na comunidade musical de Detroit, Michigan, onde Dianne nasceu.


Mas, quando tinha dois anos, seu pai morre e tanto ela como sua irmã, passam a ser criadas pela avó que mora em Denver, no Colorado.

Dianne nasceu em outubro de 1956 e desde cedo, tinha aulas de música pois sempre se interessou por tudo que fizesse parte deste mundo musical.

Mas descobriu que queria ser cantora mesmo, aos onze anos, quando um professor ensinou e convenceu os alunos, que a música é o melhor caminho e a melhor maneira de manter os estudantes unidos...

Seu tio Charles Burell, músico da Orquestra Sinfônica de Denver foi quem apresentou Dianne às grandes divas do Jazz, como Ella Fitzgeral, Billie Holiday e Sarah Vaughan, que veio ser a influência maior no estilo de cantar de Dianne.

Foi des
coberta pelo famoso trompetista Terry Clark, que se tornou além de seu descobridor, seu conselheiro e mentor musical.

Até os 16 anos faz parte como vocalista da banda do colégio onde estuda e um ano mais tarde, aos 17, vai estudar música na Universidade do Colorado.

Após se mudar para Los Angeles, chegou a fazer parte do grupo de Sérgio Mendes e excursionar com Harry Belafonte, como principal vocalista.

Estranhamente, Dianne Reeves é mais conhecida pelos seus shows e apresentações ao vivo do que pelos seus discos...talvez pela sua beleza, e pela performance em palco, cheia de dramaticidade, elegância em cena
e domínio de espaço.

Vencedora de 4 “Grammy” como “melhor vocalista feminina”, já tem gravados 18 cds individuais e mais 25 cds como convidada de colegas ilustres. Tanto músicos, como cantores, em estúdio e participações em festivais de jazz.

Em 2006, sua música faz parte da trilha sonora do filme “Goodnight and Goodluck = “Boa noite e Boa Sorte”, filme dirigido por George Clooney, que tem no elenco além dele, Jeff Daniels e Robert Downey Jr.

Seu cd “ A Little Moonlight “ contém:

@ Loads of love
@ I concentrate on you
@ Reflection
@ Skylark
@ What a little moonlight can do
@ Darn that dream
@ I’m all smiles
@ Lullaby of Broadway
@ You go to may head
@ We’ll be together again

(@) selo EMI / Blue Note / nacional / 2003

3 comentários:

Otávio disse...

Mais uma cantora negra americana com uma voz espetacular.

Adriana disse...

FELIZ NATAL.Que a música que mais toque este ano em sua vida seja JESUS ALEGRIA DOS HOMENS.

Adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.