SEMPRE MÚSICA . . .

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

[] Carly Simon [1945]

Antes de se casar em 1972 com seu amigão de adolescência James Taylor, Carly Elisabeth Simon foi namorada de Mick Jagger, Kris Kristofferson, Cat Stevens e Warren Beatty.

Nascida numa família rica em 25 de junho de 1945 em Nova York, Carly ficava encantada ouvindo seu pai tocar piano por horas a fio, ou para a família, ou nas festas para os amigos cantores, pintores, poetas e escritores e gente ligada às artes e a toda e qualquer manifestação de cultura.

Richard Simon foi um dos fundadores da respeitada e tradicional editora americana “Simon & Schusters, Inc.” e desde sempre incentivou seus quatro filhos a terem alguma atividade que envolvesse arte e criatividade.

Carly começou a cantar em dupla com sua irmã Lucy, e se apresentavam como “The Simon Sisters”. Chegaram a gravar três discos juntas, mas Lucy resolveu parar de cantar para se
casar e ser apenas uma dona-de-casa.

A carreira solo de Carly teve início em 1971, com o disco “Carly Simon”, que obteve um sucesso apenas razoável; mesmo assim,no mesmo ano grava outro disco, “Antecipation”, onde Carly consegue chamar mais a atenção para seu trabalho como vocalista, compositora e instrumentista, já que toca guitarra, violão e piano.

Mas é em 1972, já casada com James Taylor que ela consegue ficar definitivamente popular não só nos Estados Unidos, mas em vários paises do mundo, pois este disco traz um de seus maiores e eternos sucessos, “You’re So Vain”, que teve nos vocais o auxílio luxuoso de seu amigo e antigo namorado Mick Jagger.

Continua gravando, fazendo shows e toda aquela maratona de “pop star”, até que em 1977, dá um novo e grande impulso à carreira, quando sua música “Nobody Does it Better” vira tema do filme de James Bond, “O Espião Que Me
Amava”.

Após este período, troca algumas vezes de gravadora; algumas, por vontade própria e outras, é demitida devido as baixas vendas de seus discos...

Em 1987, de gravadora nova, novo disco = “Coming Around Again” = e mais sucesso mundo afora com a música título que esteve nas paradas de vários paises.

Já em 1981, Carly faz uma boa jogada gravando um belo disco chamado “Torch”, que tem so
mente músicas que são caras e importantes para ela, por lembrarem sua infância, por lembrarem os discos da família que ela ouvia, os eternos clássicos de grandes compositores e grandes cantores; Sim,alguns destes, amigos e freqüentadores da casa dos Simon...

Em 1990, continua nesta linha e nos dá “My Romance”, que além da faixa título, tem “My Funny Valentine”, “When Your Lover Has Gone”, “Little Girl Blue” e “Danny Boy”.

Em 1993, faz uma homenagem elegante ao cinema e grava “Film Noir”, onde conta com os vocais de seu filho Ben Taylor na música “Everytime We Say Goodbye”.

De seu casamento com James Taylor, que durou de 1972 a 1983, Carly teve uma filha, Sally, nascida em 1974 e Ben Taylor, nascido em 1977; ambos músicos e veementes ativistas políticos, e batalhadores pelos direitos civis, a exemplo de sua avó materna.

O último casamento de Carly Simon durou exatos vinte anos, e foi com o poeta, escritor e empresário James Hart, de 1987 até o divórcio em 2007.

Em 2005 ela propõem um trabalho aparentemente apenas comercial e fácil, que é fazer um disco, mais um, de coisas boas do repertório americano, eternizadas por décadas e décadas de inspiradas e apaixonadas interpretações.

Mas esta, é uma fórmula que funciona muito bem na maioria das vezes; foi graças a ela, que o eterno roqueiro Rod Stewart injetou sangue novo na sua
carreira, gravando 4 cd’s consecutivos do “american
songbook”.

Afinal, que mal tem, cantar o que é bom ?

"Carly Simon / Moonlight Serenade"


@ Moonlight Serenade
@ I’ve got you under my skin
@ I only have eyes for you
@ Moonglow
@ Alone together
@ In the Still of the night
@ The more I see you
@ Where or when
@ My one and only love
@ All the things you are
@ How long has this been going on
@ My foolish heart
@ Let it Snow

(@) selo BMG / ARIOLA / nacional / 2005

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo site.

ADORÓVEL...........

Eu disse...

Onde estão os links para os dowloads???????