SEMPRE MÚSICA . . .

domingo, 11 de novembro de 2007

[] Dinah Washington, a Abusada

Das três cantoras americanas negras mais populares no Brasil, ou seja: Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Dinah Washington, eu quase prefiro esta última.
Cada uma delas tem sua personalidade, suas características, é verdade, mas para mim, Dinah tem qualquer coisa a mais, difícil de explicar, que me faz ficar mais atento...

O timbre de voz muito particular, o fraseado, a maneira como divide as sílabas e uma dicção muitíssimo clara, fazem dela uma inspiração para muitos artistas que vieram depois...

Se você por acaso tinha alguns cds de Dinah e perdeu, ou roubaram do carro ou na separação e partilha ficaram com a outra parte, não se desespere.


Foi lançado este ano um cd duplo dela chamado “Dinah Washington=Smoke gets in your eyes=the best of”.
São 40 músicas, portanto um apanhado muito bem feito e generoso das coisas mais significativas e importantes da carreira dela.

Você pode ter praticamente tudo o que precisa ou seja, o indispensável de seu repertório...
“Smoke Gets In Your Eyes”=”All of Me”=
“Cry me a River”= “Unforgettable” = “Stardust” =
“What a Difference a Day Makes”... apenas para citar as mais conhecidas.

É uma edição do Reino Unido, caprichosamente remasterizada, com um encarte que traz alguns comentários, e o principal: o ano de gravação de cada música.
O período vai de 1954 até pouco antes de sua morte, em 1963, justamente a década onde ela ficou mais conhecida e admirada senão pelas qualidades vocais, mas por mais um talento, o de dar um ar mais digno e mais nobre a qualquer música que cantasse.

É preciso ser realmente competente para fazer isso. Tem muita gente famosa que até tenta, mas não sai do esperado, do previsível, enfim, do banal...
(@) Mais sobre Dinah Washington ? clique aqui !

Um comentário:

Anônimo disse...

Betinho Querido, Achei o Máximo, fiz bookmark e tudo, tem tudo pra bombar , parabens.

Eduardo