SEMPRE MÚSICA . . .

domingo, 11 de novembro de 2007

[] Nara Leão Dez Anos Depois

Se por algum motivo incompreensível algum amigo quisesse ter apenas um único cd de
Nara Leão e pedisse a minha sugestão, eu
responderia sem pestanejar: Nara Leão Dez
Anos Depois.

Não que os outros discos dela tenham uma importância menor. Nada disso. A importância
de Nara para a música brasileira vai muito além
do período da bossa nova.
Nara cantou protesto, entrou para a história do teatro brasileiro com o show “Opinião”, cantou o
samba de morro em “Meu Samba Encabulado”,
deu um pulo para as músicas de Roberto e Erasmo Carlos...

A inquietação musical fazia parte de sua personalidade, o que contrastava com sua tão famosa timidez.
Cantou coisas pop, cantou modinhas e canções líricas de todos os tempos, fez parceria com compositores nordestinos, sempre deixando sua forte marca pessoal em tudo o que gravou.

“Dez Anos Depois” foi gravado em Paris em 1971 onde estava em exílio voluntário com o marido, o cineasta Cacá Diegues.
Lá ela aproveitou para fazer somente coisas culturais. Afinal ela morava em Paris! Matriculou-se em uma universidade, ia a teatro, assistia shows, fazia versões de músicas brasileiras para cantores franceses e gravou este cd, que é um panorama geral e bem abrangente da bossa nova.

É um cd duplo e tem:
Insensatez = Samba de uma nota só = Retrato em Branco e Preto = Corcovado = Garota de Ipanema = Chega de Saudade = Você e eu = Fotografia = Estrada do Sol = Por Toda a Minha Vida = Desafinado = Minha Namorada = Sabiá = Meditação = Primavera = Este seu Olhar = Outra Vez = Demais = Pois é = Bonita = O Amor em Paz = Rapaz de Bem = O Grande Amor = Vou por aí.

Como dá para ver, é o que se fez de melhor em bossa nova...afinal, é Tom, Vinícius, Carlos Lyra, Johnny Alf, Newton Mendonça e Chico Buarque. A produção do disco é de Roberto Menescal.
Por este motivo, acho que “Dez Anos Depois” é um disco indispensável. Tanto para quem conhece, como para quem gostaria de conhecer Nara.

É a cara de Nara Leão, é a cara da bossa nova e é a cara do Brasil.

Nenhum comentário: