SEMPRE MÚSICA . . .

sábado, 24 de novembro de 2007

[] Burt Bacharach

Com uma formação musical bastante sólida, Burt Bacharach iniciou sua carreira nos anos 50, e nesta época era o pianista de Marlene Dietrich com quem excursionava mundo afora até meados da década seguinte.

Burt nasceu em maio de 1928.
Sua parceria mais conhecida e famosa foi com o letrista Hal David, que teve início em 1957. Trabalharam juntos por duas décadas e nomes que se tornariam definitivos, gravaram suas músicas.

Dionne Warwick, Aretha Franklin, B.J.Thomas, The Carpenters ajudaram a tornar famosa a dupla David-Bacharach no mundo inteiro.

Era uma concepção nova de estrutura musical, de arranjo, de “desenho” de melodia, compassos e outras sofisticações impressas pela dupla. A melodia de Bacharach é uma melodia elegante, uma melodia de "gente feliz", eu diria...

Até os Beatles gravaram Burt Bacharach: “Baby, it’s You” lembram? Pois é.

Nos anos 60 e 70 o mundo inteiro ficou conhecendo grandes sucessos da dupla; é desta época :

“Alfie”@ Walk on By @ I say a Little Prayer @ The Look of Love @ Always something there to remind me @ This guy’s in love @ Raindrops keep falling on my head @ Promises, Promises @
I’ll never fall in love again @ Wives and Lovers @
Don’t Make me Over @ April fools @ Close to You... e tantas mais.

Foi a época que Dionne Warwick “estourou” nos Estados Unidos e caiu inesperadamente no agrado do público da Inglaterra e da França.

Fizeram músicas para diversos filme e receberam todos os tipos de prêmios anos a fio...
No fiinal dos anos 70 a parceria David-Bacharach acabou, e Dione Warwick também caiu fora pois não queria continuar cantado com a dupla separada.
Cada um seguiu seu caminho e encontrou novos parceiros. Cantando e compondo.
Burt Bacharach foi casado com a atriz Angie Dickinson, aquela atriz do seriado na TV “Police Woman”, lembram? com quem teve uma filha que nasceu prematura em 1966.
Para ela compôs “Nikky”. Portadora da “Síndrome de Asperger”, teve uma infância bastante complicada cheia de cuidados intensivos e especiais, alternando picos de depressão profunda e dificuldades de socialização.
Até que em janeiro de 2007 cometeu o suicídio, aos 40 anos, com um saco plástico, e uma alta dose de medicamentos.

Até hoje as músicas de Hal David e Burt Bacharach são gravadas e regravadas.
Influenciaram de maneira decisiva a maneira de cantar e de compor de artistas das mais variadas gerações.

O que é bom fica e faz escola.

Um comentário:

Adriana disse...

Sua última frase foi muito pertinente.Parabéns.