SEMPRE MÚSICA . . .

domingo, 6 de abril de 2008

[] Tuck & Patti , Pura Harmonia

Esta dupla vive sua arte, compartilhando com o mundo o seu talento num perfeito casamento de voz e violão.

Casados também na vida real, Tuck e Patti construíram uma carreira ao longo dos anos, focando sua música no Jazz misturado com o R&B e clássicos do pop, o que resultou numa música elegante, limpa, clara e sem efeitos desnecessários.

Tuck Andress nasceu em Oklahoma, onde aprendeu a tocar violão e guitarra. Durante pouco tempo teve lições com um professor, mas preferiu seguir seu próprio método de aprendizado, que consistia em muito exercício e colocar discos de músicos para tocar e acompanhar com seu violão ou guitarra.

Para cantores também era este o método; enquanto cantavam no disco, Tuck ficava acompanhando e praticando novos acordes e harmonias.

Esta fórmula e este método funcionaram muito bem
para ele, que rapidamente dominava o instrumento e assim, tornaram-se inseparáveis...

Patti Cathcart nasceu em San Francisco e desde muito pequena já tinha a certeza de que seria cantora. E desde sempre ouvia todos os gêneros musicais, como o Jazz, Blues, Gospel, Country e músicas de outras culturas, outras raças.

Ouvia de tudo, queria absorver o máximo de informação musical que pudesse, e assim, transitar no seu próprio caminho.

Sua primeira e grande paixão musical foi Ella Fitzgerald, mas também foi Sarah Vaughan, foi Carmen McRae e Nina Simone.

Patti diz que alguns artistas mudaram sua vida definitivamente, como por exemplo John Coltrane e seu disco “A Love Supreme”.

O mesmo aconteceu quando ela ouviu o álbum de Al Jarreau “Live in Europe”. Foi decisivo para ela perceber que com este trabalho, o cantor havia elevado e promovido a outro nível o uso do instrumento “voz” no mundo do jazz.

E sendo assim, ela devia recomeçar e reformular seus conceitos de emissão vocal. Viu-se forçada então, a explorar todas as possibilidades em transformar a boca num instrumento de percussão, uma espécie de nova fonte sonora...

Tuck e Patti se encontraram em 1978
numa banda em San Francisco onde Tuck já tocava e Patti foi para uma audição, de praxe, para fazer parte da banda.

Patti chegou, feitas as apresentações, cumprimentou todo mundo e imediatamente iniciaram a tocar e cantar.

Após somente alguns poucos segundos, Tuck sentiu que havia encontrado sua alma gêmea musical, tamanho o entrosamento entre a voz dela e sua guitarra, as pausas, a respiração e até os improvisos e vocalises...

E continuam até agora se apresentando pelo mundo, mostrando seu talento em shows por vários países e em inúmeras e excelentes gravações.


[@] Ouça / Veja Tuck & Patti clique aqui [] !!


2 comentários:

Adriana disse...

Cada vez mais bem elaborado seu blog chega a ser internacional.parabéns.Espero que não faça como Otávio e Odilon e desapareça por uns tempos.Aliás ,voce não tem nenhuma música especial para desaparecidos do ar????beijos

Adriana disse...

presentinho nos Tres Marias