SEMPRE MÚSICA . . .

sábado, 12 de abril de 2008

[] Michael Feinstein [1956]

Pianista e cantor, nasceu em Columbus [Ohio] em 1956, e foi juntamente com a família morar em Chicago em 1976. Lá conhece a viúva de Oscar Levant, [1906=1972] talentoso e excêntrico compositor e pianista de concertos, que por sua vez, apresentou Michael a um dos irmãos Gerswhin, o letrista Ira.

Foi contratado por Ira para organizar os arquivos das obras da dupla Gerswhin = George e Ira, e continuou até a morte do compositor, em 1983.

Em 1984 Feinstein inicia uma carreira de pianista e cantor, dedicada à música dos anos ’30 e ’40, tocando e cantando em festas privadas do "grand monde" endinheirado de Los Angeles, uma espécie de “chansonier”, de “entertainer”, bem de acordo com o repertório.

Seu disco de estréia foi gravado ao vivo, “Live at The Algonquin”, onde mesclava músicas de Irving Berlin, Oscar Levant e Stephen Sondheim.

No final dos anos 80, assina contrato com a “Elektra Records”, gravando vários discos dedicados aos grandes compositores americanos, os chamados “discos autorais”.

Entre tantos, eu gostaria de ressaltar especialmente “Hopeless Romantics”.

É quase uma pena, e quase uma vergonha que o nome de um compositor como Harry Warren não seja tão conhecido como alguns contemporâneos seus, como Cole Porter e Irving Berlin.

Seja lá qual a razão, alguém que compôs um hit mundialmente conhecido como “Chattanooga Choo-Choo”, recebe três Oscar da Academia e assim mesmo ainda não foi o suficiente para ter seu nome num lugar de destaque , merecido.

Esperando mudar este quadro, Michael Feinstein faz uma homenagem a este geralmente muito esquecido compositor. Em “Hopeless Romantics”, uma coletânea de composições de Warren, interpretadas por Michael e pelo pianista George Shearing
estes dois artistas, bastante familiarizados com a obra de Warren, escolheram privilegiar as composições mais românticas.

É um disco muito elegante, agradável de ouvir do início ao fim. Voz e piano interpretando músicas que a maioria de nós talvez conheça cantadas ou tocadas por este ou aquele artista, sem nem saber que é o compostor...

A química entre Michael e George é notada logo na primeira música. Disco tranqüilo, para se ouvir do começo ao fim, e tem dois grandes temas bastantes populares como "At Last", que atualmente é utilizado num comercial
de tv para uma marca de automóveis, na versão cantada por Etta James, e ainda, o clássico "You'll Never Know"... you'll never know just how much I miss you...you'll never know just how much I care...


“HOPELESS ROMANTICS”

@ I had the craziest dream
@ You’ve getting to be rabitt with me
@ This heart of mine
@ At last
@ I’ll string along with you
@ You’re my everything
@ Serenade in blue
@ I know why
@ September in the rain
@ Shadow waltz
@ There’ll never be another you
@ I only have eyes for you
@ You’ll never know
@ You’re my everything [2]

[@] 2005 “concord jazz” // importado

[@] veja Michael Feinstein clique aqui !! []




Nenhum comentário: