SEMPRE MÚSICA . . .

sábado, 26 de abril de 2008

[] Irene Kral [1932=1978]

De vez em quando eu comento sobre artistas que não são conhecidos aqui no Brasil até mesmo por aqueles que gostam de música, e isto é um fato... parece que o mercado fonográfico [especialmente o brasileiro] está cada vez mais refratário a tudo aquilo que não seja imediatamente comercial.

Claro que isto é compreensível e justificável. Pelo menos em parte...

A imensa maioria das lojas de discos , inclusive as de grande porte, e até as metidas a “megastores” acabam vendendo somente o que toca no rádio.

E como se sabe, o rádio só toca aquilo que as gravadoras “insistem” que elas toquem usando para isso os mais antigos e discutíveis métodos de persuasão.

E nesta dinâmica, ficam de fora muitos artistas dos mais diversos gêneros musicais, estilos, segmentos ou coisa que o valha.

Irene Kral eu conheci por acaso, há alguns anos atrás, mexendo nas prateleiras de uma loja... Era uma edição nacional de uma coletânea dupla, a preço pra lá de popular, pois estava em promoção, e Irene cantava uma música: “Star Eyes”.

Gostei da música, da voz e de toda a atmosfera que ela propunha, imediatamente. Fiquei querendo conhecer mais e ouvi-la cantar mais coisas... então, encomendei numa loja este “KRAL SPACE”, que viria dos Estados Unidos, também a preço bastante razoável, um pouco mais caro, na época, que um simples lançamento nacional.

Irene Kral é uma extraordinária cantora de baladas, sem arroubos nem malabarismos vocais desnecessários nem exibicionismos do gênero.

Ela canta a música do seu jeito, muitas vezes como quem pensasse em voz alta.

Iniciou sua carreira na metade dos anos ’50 como cantora de “big bands” e ficou algum tempo assim até casar e se transferir para Los Angeles.

Lá se apresentou em alguns “night clubs” e resolveu dar uma parada em suas atividades só voltanto muito tempo mais tarde aos palcos e aos estúdios de gravações.

No período de 1974 a 1977, gravou três discos que a crítica especializada no assunto considera como clássicos do gênero e imprescindíveis para quem gosta.

Infelizmente a carreira de Irene durou pouco tempo, pois foi vencida pelo câncer em 1978 e infelizmente também, os discos do período que vai de 1959 a 1963 estão quase sempre fora de catálogo.

Irene é mais uma daquelas cantoras que não caíram na boca de todo mundo, nem lotavam estádios ou teatros, mas que tinha seu público fiel, pois sempre teve muito prestígio no meio musical...

“IRENE KRAL = KRAL SPACE”

01= wheelers and dealers
02= star eyes
03= it wasn’t so good it coudn’t get better
04= once upon another time
05= experiment
06= small day tomorrow
07= some time ago
08= it’s Nice weather for ducks
09= every time we say goodbyes
10= the song is you

@ Este disco foi gravado em 1977 e lançado um pouco antes de sua morte.

@ Selo “Collectables”.


2 comentários:

Adriana disse...

Estas é daquelas que por si só falam tudo!

Otávio disse...

Você vai dizer que eu conheço sim, como sempre faz. Tá bom, então se eu conheço eu não me lembro, mas parece ser das boas.