SEMPRE MÚSICA . . .

quarta-feira, 26 de março de 2008

[] Salena Jones [1944]

Joan Elizabeth Shaw, nasceu em Newport, na Virginia, mesma cidade de outra ilustre figura da música americana e mundial, Ella Fitzgerald.

Admiradora incondicional de Sarah Vaughan e fascinada pela elegância de Lena Horne. Daí, o “SA” de Sarah e “LENA” de Lena Horne, o que resultou em SALENA...

Nos anos 60 já rodava o mundo cantado pela Europa, América do Sul, África e Ásia.

Em 1964 o respeitado e temido Leonard Feather, crítico musical da revista DOWN BEAT elegeu Salena Jones como uma das cantoras do ano, ao lado de Peggy Lee, Ella Fitzgerald e Nancy Wilson.

O circuito de Salena pela Europa abrange países como Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Turquia, Áustria, Itália, Suécia, Espanha e Holanda.

Com vários shows também na TV e emissoras de rádio, quando ela está na Europa, é geralmente acompanhada pelo seu Trio e pela Big Band da BBC de Londres.

Salena já fez diversas apresentações pela Austrália, África, América do Sul, China, Canadá e Hong Kong. Sem falar na Indonésia, Tailândia e Japão, lugar onde desde que foi a primeira vez em 1978, volta todos os anos para uma série de apresentações em teatros, emissoras de rádio, TV e no BLUE NOTE JAZZ CLUB de Tóquio, Osaka, e Fukuoka.

Com mais de 40 discos gravados, aproximadamente 500 músicas e uma vendagem superior a 500 mil discos.

O cd “MY LOVE”, gravado em Tóquio lhe deu um prêmio no Japão por ter sido o campeão de vendas na categoria.

A biografia musical de Salena, inclui os maiores músicos, maestros e cantores com quem ela já gravou e/ou se apresentou em shows pelo mundo, como a Orquestra de Count Basie, Art Farmer, Barney Kessel, a grande Sarah Vaughan, o pianista Hank Jones, e muitos outros.


Em 1994 Salena gravou no Rio de Janeiro “SALENA SINGS JOBIM with THE JOBIM'S”.

As músicas de Tom, cantadas por ela em inglês, com o filho Paulo Jobim ao violão, na flauta e participação em alguns vocais.

Daniel Jobim, filho de Paulo, ao piano, e o próprio Tom, ao piano e cantando com Salena em duas faixas. O disco tem ainda como convidado o músico Danilo Caymmi.

É um disco excelente, sem aquele “ranço” de homenagem póstuma, que – com raras exceções – sempre tem um ar de oportunismo comercial... Até porque, Tom estava vivíssimo, alegre, feliz e participante.

Os arranjos e a atmosfera têm a cara de Tom, o que já virou uma marca registrada; e tudo isto na belíssima voz grave de Salena.

Um encontro memorável, que felizmente ficou registrado, com enorme qualidade artística e técnica de gravação impecável.

SALENA SINGS JOBIM with THE JOBIM'S:

@ I was just one more for you
@ Água de beber
@ Useless landscape
@ Quiet nights of quiet stars
@ Somewhere in the hills
@ Dindi
@ Off key
@ How insensitive
@ Girl from Ipanema
@ Once I loved
@ Meditation
@ One note samba
@ Bonita
@ Samba of the jet


[@] Ver e ouvir Salena ? Clique aqui [] !!


Um comentário:

Adriana disse...

Como sempre Jazz é sempre bem vindo ,principalmente no começo da noite.Tenha um dia maravilhosos