SEMPRE MÚSICA . . .

sábado, 10 de maio de 2008

[] Maysa // Pra lá de merecido...

Em 2007 chegou às lojas um belíssimo trabalho produzido por Thiago Marques Luiz. Sim, o mesmo que produziu a homenagem que foi feita a Dolores Duran.

Este trabalho leva o interessante título de “MAYSA – ESTA CHAMA QUE NÃO VAI PASSAR”. Foi lançado pela “Biscoito Fino”, que como sempre, prima pelas suas produções, nos dando trabalhos bem cuidados, onde transparece o carinho e a competência de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Eu sou fã das produções da “Biscoito Fino”. A gente tem um prazer maior em desfrutar do disco, a começar pela embalagem, pelo tipo de libreto, a qualidade de impressão, de fotos, tudo...

Neste disco, um grupo de artistas convidados escolheu dentro do repertório de Maysa, o que gostaria de cantar, o que nos dá um resultado interessante e pouco comum .

Várias gerações estão presentes nesta homenagem, e representantes de gêneros musicais diferentes também, pois temos uma Bibi Ferreira cantando emocionada “Suas Mãos”, temos Arnaldo Antunes interpretando “Até Quem Sabe”, Beth Carvalho na clássica parceria de Tom Jobim + Adoniran Barbosa “Bom Dia, Tristeza” e o eterno Cauby Peixoto arrasando em “Ne Me Quitte Pas”.

Sem falar é claro, em Maria Bethânia, Edson Cordeiro, Zélia Duncan...

Particularmente gostei muito de ver este lançamento, e mais ainda, de ouvi-lo, pois como já escrevi no post dedicado a Maysa, ela faz parte da trilha sonora da minha infância e foi via Maysa, que tomei contato com tantos compositores nossos, brasileiros, que ficariam conhecidos e respeitados no mundo inteiro, como é o caso de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Donato, Antônio Maria, além de suas próprias composições, o que tornava a carreira de Maysa mais característica ainda, com mais personalidade.

Ela não era apenas uma excelente intérprete de obras alheias não... tá certo, ela cantava Jacques Brel, cantava Cole Porter, Consuelo Velásquez, mas cantava – e muito -
Maysa Monjardin Matarazzo, ou simplesmente Maysa...

É um disco para quem gosta de música brasileira. Não importa se tem 20, 30, 40 ou 60 anos e a gente querendo ou não, Maysa faz parte da história da música do Brasil.

Marcou época, chocou, escandalizou, fez escola, mostrou competência e deixou um sem número de seguidores até hoje. Pelo estilo, pela maneira de interpretar ou compor. Pela maneira de se colocar nos palcos da vida e nos palcos privados, levando sempre o que o Brasil teve e tem de melhor na sua música, ou seja, a sua harmonia, as nuances, uma alquimia toda especial e esta magia em misturar os ingredientes, que dominamos tão bem.

“MAYSA ESTA CHAMA QUE NÃO VAI PASSAR”:

01= Ouça // Alcione
02= Meu mundo caiu // Ney Matogrosso
03= Nós // Célia + Dominguinhos
04= Demais // Alaíde Costa
05= Quando chegares // Maria Bethânia
06= Bom dia tristeza // Beth Carvalho
07= Ne me quitte pas // Cauby Peixoto
08= Quando a saudade vem // Olívia Hime
09= Franqueza // Zélia Duncan
10= I love Paris // Edson Cordeiro
11= Nego malandro de morro // Fernanda Porto
12= Resposta // Carlos Nava
13= Adeus // Cida Moreira
14= Até quem sabe // Arnaldo Antunes
15= Suas mãos // Bibi Ferreira
16= Raízes // Leila Pinheiro
17= Tema de Simone // Claudette Soares
18= Por causa de você // Zeca Baleiro
19= Pra não mais voltar // Leny Andrade
20= Morrer de Amor // Cláudya

No encarte do disco, o produtor Thiago Marques Luiz escreve o seguinte:

“Gravamos este disco-homenagem na primavera de 2006, contando com a sensibilidade e admiração que todos os artistas têm pela obra autêntica e atemporal de uma das mais geniais figuras que a música popular brasileira já teve. Viva Maysa !!!”


Procure ouvir, e você verá que eu não estou exagerando...


Um comentário:

Adriana disse...

Gostei dos versos de Carlos Lyra.Maísa é uma época de ouro.