SEMPRE MÚSICA . . .

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

[] Áurea Martins, Elegante & Discreta.

Confesso que até pouco tempo atrás, eu conhecia Áurea Martins apenas de nome e muito vagamente. Sabia que era cantora, mas não tinha a menor noção de como era sua voz, o que cantava e como cantava.

Até que dei de cara com este “Até Sangrar”, gostei da apresentação do disco, lançado pela Biscoito Fino e quando li no verso “concepção de Hermínio Bello de Carvalho e Zé-Maria Rocha” e vi as músicas que ela canta no disco, tive a certeza de que era bom... [a relação das músicas vou dar lá embaixo].

No encarte que acompanha o disco, com o capricho que já é uma característica da Biscoito Fino, tem um texto escrito por Hermínio Bello de Carvalho, que faço questão de transcrever:

"Lembro quando Jamelão me cochichou, quando você foi chamada pra cantar numa reunião caseira: “essa aí sabe das coisas”. Deu pra entender porque a Divina Elizeth saía de casa à noite [coisa rara] para ouvir outra cantora.

E essa cantora era você. Há poucos dias, lá em casa, flagramos nossa Diva Zezé Gonzaga vertendo as tais lágrimas de sangue [como já o tinha feito o Emílio Santiago] ao ouvir a prova deste teu disco.

Quando contamos pra Alcione o título do disco, achamos lindo ela dizer: “vou é giletar meus pulsos” .

Depois de ler isso, qualquer pessoa já tem uma temperatura do disco e até dá para sentir a atmosfera dele... É curioso que uma cantora como Áurea com mais de 40 anos de carreira só tivesse gravado anteriormente 2 discos: um vinil em 1972, lançado pela RCA e um cd, em 2003, de produção independente.

Desde os anos ’60 que ela cantava nas noites do Rio de Janeiro, onde nasceu, ao lado de nomes como Zezé Gonzaga, Emílio Santiago, Cauby Peixoto, Baden Powell, Johnny Alf, Carmen Costa, e tantos outros nomes de primeiríssima qualidade.

O velho e surrado ditado “diz-me com quem andas e te direi quem és” cabe aqui milimetricamente, pois o disco é de uma elegância rara, não tem nada “over”, os arranjos, que na maioria são de Francis Hime e do Terra Trio, estão a serviço da cantora, servindo de belos alinhavos para uma voz limpa, grave, e expressiva .

Como se não bastasse este cuidado e equilíbrio, ela canta composições de Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues, Johnny Alf, David Nasser, Ary Barroso, João Donato, Custódio Mesquita, Tom & Vinícius, Chico Buarque & Francis Hime, Carlos Lyra... precisava mais ?
E de quebra, convidou Alcione, a “Big Marrom”, Francis Hime, Emílio Santiago e João Donato para dividir com ela algumas faixas do disco.

Vejam só o que tem em “Até Sangrar”:

# Ilusão à toa // Pensando em ti
# Nada por mim // Baralho da vida
# Não sou de reclamar // Há um Deus
# Até o amargo fim // Ocultei
# Até quem sabe // Moeda Quebrada
# Edredon Vermelho // Molambo
# Janelas abertas // Noturno
# Sem mais adeus // Vida de Bailarina
# Migalhas // Valsa Dueto
# Um favor // Volta
# Embarcação

Como é que uma cantora e intérprete como Áurea grava somente três discos em mais de 40 anos de carreira?

E pensar que tem tanta gente por aí, cantando e gravando discos desnecessários...


2 comentários:

Odilon disse...

Como sou um dos priviliegiados, já escutei diversas vezes o cd. Minha companhia atual nas viagens para o interior.

Realmente não dá para acreditar que ela tenha gravado apenas três discos... Quem sabe agora, vai!!!!

Adriana disse...

Não a conhecia vale a péna passar por aqui,é uma escola de música