SEMPRE MÚSICA . . .

terça-feira, 23 de setembro de 2008

[] Experimente !

Acontece com todos nós e não tem como fugir. Você pode até jurar que não, dizer que não liga pra isso, que não está nem aí. Mas o fato é que ao longo de nossa vida – e não importa a idade que tenhamos - todos nós temos uma trilha sonora...

Sim, pode ser até contra a vontade, sem nos darmos conta que os anos foram passando e algumas músicas ficaram. E, mais que isso, insistem em aparecer nos momentos mais inesperados. Seja no trânsito, no supermercado em frente da prateleira de extrato de tomate, ou escolhendo um prosaico peito de frango.

Quando você se dá conta, está cantarolando um trecho ou uma simples frase daquela música que foi sucesso na sua época de colégio... sim, aquela que você e seus colegas ouviam nos churrascos e acampamentos da turma; aquela que o cara que era bom em geometria descritiva sabia tocar no violão.

Às vezes, nem sabemos que temos arquivado na memória um acervo
musical de fazer inveja a todos os MP3 ou 4 ou sei lá mais que número...

Quando você era criança fatalmente registrou algumas músicas que ouvidas na sua casa; ou no rádio, ou na aparelhagem de som da família; nem que seja um simples jingle, você obrigatoriamente tem seus primeiros registros musicais. E à medida que a vida ia desenrolando os caminhos para serem percorridos, novos sons com novas cores foram se instalando na sua mente e no seu coração.

As festinhas, os bailes do colégio, do clube, os aniversários da tia
e aquela dança especial, com o coração batendo mais forte por alguém? Ela estava lá sim. Tinha uma música no ar, que era de todos e para todos, mas naquele momento era só sua. Sua e de quem você escolheu para compartilhar.

Você viajou para algum lugar e quando chegou
na recepção do hotel ou da pousada ou do camping, estava tocando alguma coisa saída de alguma barraca estampada e roupas penduradas no varal...

E os filmes que você viu no cinema ou em casa, no frio, numa sessão da tarde chuvosa, todos eles com uma trilha sonora elaborada de propósito pra te pegar de surpresa e fazer você chorar. Ou dar risada, ou sentir revolta, ou sentir vontade de sair voando espaço a fora e visitar outras galáxias. Mas a música estava lá, firme e forte.

Com toda certeza você já demitiu alguém da sua vida, e provavelmente já recebeu o bilhete azul de alguém. O fato é que todos nós temos músicas que fizeram parte dessas atividades do coração....

Já experimentou fazer uma seleção das músicas mais marcantes de sua vida? É um ótimo exercício que obrigatoriamente vai levar você para uma viagem especial. Seja seletivo, rigoroso mesmo, e liste somente aquelas que estiveram presentes em momentos decisivos e importantes. Alegres, felizes ou tristes e dramáticos, não importa. O único critério é o da importância em sua vida.

Feito isso, faça uma excursão até sua prateleira de discos
e fitas e vá mexendo, vá olhando um por um e vá escolhendo o que importa... depois produza uma fita, um cd ou qualquer outra coisa parecida. E se for o caso, presenteie alguém, amigos, amores do presente, do passado ou do futuro, por que não ?

O resultado é sempre surpreendente; você vai fazer uma viagem muito especial e voltar a tempos já vividos, vai vestir novamente algumas emoções que talvez já nem caibam tão bem assim no seu mundo de hoje.

Mas esta é parte da sua história, e você não pode fingir que não existiu. Pode até arrancar páginas e páginas deste caderno, mas o que foi escrito ali, vai permanecer para sempre.

E isto, você não pode mudar.


2 comentários:

Adriana disse...

Todos nós temos.Ainda bem temos um passado.

Já fiz uma seleção do que é importante para mim.O interessante é que quando juntei tudo,ficou meio chato de ouvir,sabe aquela coleção que quando junta uma música não tem nada a haver com a outra.

Aí eu passei a preferir ouvi-las com surpresa,fica mais emocionante trazer lembranças boas,sem hora marcada.

Muito legal sua postagem.Bom domingo!

Anônimo disse...

É engraçado que já tinha feito esta selecção, e a minha é enorme pois nasci em Janeiro de 54... aliás a minha vida tem sido música, acho que até a dormir existe música em mim! Assim como eu, penso que voçê também tem muito de música em Si. Deus o abençõe sempre e lhe dê muita música na sua vida. Xi-coração da Ana