SEMPRE MÚSICA . . .

terça-feira, 22 de julho de 2008

[] Rosa Passos . . . "Romance". . .[1952]

O jornal “Los Angeles Times” disse a respeito de Rosa: “A sua voz lembra em muito a de Elis Regina, mas com o ritmo e a articulação de Ella Fitzgerald”.

Ela tem dois discos que foram lançados somente [até agora, pelo menos] no mercado internacional: “Me and My Heart”, de 2002 e “Entre Amigos”, de 2003, com o baixista americano Ron Carter, de 70 anos, já há décadas considerado e respeitado como uma autoridade neste instrumento.

Neste mês de julho de 2008, desde a primeira semana, Rosa Maria Faria Passos, baiana de Salvador está fazendo uma turnê por diversas cidades de Portugal, com ingresso ao preço de 20 euros, e de lá cumpre agenda em outros países.

Nascida em 13/04/52 numa família que adorava música, onde o pai obrigava todos os filhos a estudar um instrumento musical, seja lá qual fosse, mas tinham de estudar música.

Tanto é assim que começou muito pequena a estudar piano...e quando adolescente vivia cercada de discos de Dinah Washington, Etta James, Billie Holiday e Shirley Horn, que anos mais tarde viria a declarar sua admiração por Rosa...

Tudo ia correndo tranqüilamente, neste estado de coisas até que veio parar nas mãos dela o disco “Orfeu do Carnaval” de João Gilberto.

Aí, a vida de Rosa mudou; passava os dias inteiros ouvindo João Gilberto, abandonou o piano, pediu ao pai um violão, e decidiu que queria ser cantora.

Mais tarde a família se muda para Brasília, onde começa a cantar suas próprias composições e sob um pseudônimo, ganha um festival de estudantes universitários.

Dedicou-se com afinco ao violão, ingressou na Universidade de Música, tanto é que virou a exímia violonista que é, e seu primeiro disco acaba acontecendo em 1979 e tem o nome de “Recriação”.

Após este disco, Rosa se afasta alguns anos da carreira artística para se dedicar ao marido e aos filhos, e passada esta fase doméstica, Rosa retorna às atividades de shows e gravações, sempre tomando muito cuidado com a produção de seus discos, e não fazendo concessões a modismos ou imposições de gravadoras.

Como ela mesma diz em entrevistas, leva muitíssimo a sério a música em si, o seu trabalho de cantora, de violonista, respeita o trabalho dos músicos. Não é só cantar por cantar, nem gravar por gravar, e por ser coerente com seus princípios musicais e profissionais, passou um tempão sem lançar um disco.

Rosa debutou no mercado americano em 1996, a convite de outro músico brasileiro radicado por lá, o pianista Oscar Castro Neves , autor daquela maravilha de música “Onde Está Você”, magnificamente interpretada por Alaíde Costa...”hoje a noite não tem luar, e eu não sei onde te encontrar, pra dizer como é o amor, que eu tenho pra te dar...”

Apresentou-se no show “Jazz at the Bowl”, no Hollywood Bowl, em Los Angeles e três anos mais tarde, levaria uma multidão surpreendente ao “Lincoln Center” de Nova York para o show “Tribute to Elis Regina”.

Já esteve 5 vezes no Japão, a primeira em 1996, com o saxofonista Sadao Watanabe, e de lá, cumpriu uma extensa agenda de shows pela Espanha, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Noruega e Suécia.

Isto sem falar nos países mais próximos como Uruguai, Colômbia e Cuba, onde fez uma séria de apresentações em Havana com o ídolo cubano Chucho Valdez.

Em ’99 foi convidada
para se apresentar durante as comemorações dos 50 anos da democracia alemã, com shows em Bonn e Colônia, onde sob muitos aplausos, apresentou composições próprias e clássicos eternos da música brasileira.

Ainda em 99 vai até a Suíça para participar do “Festival de Jazz” de Berna.

O jornal espanhol “El País” disse de Rosa: “Ninguém toca e canta Bossa Nova como Rosa Passos, desde João Gilberto”

O conceituado e respeitado site americano de música “All About Jazz” escreveu: Rosa Passos conseguiu o que muitos artistas vêm tentando – sem êxito – desde os tempos de Astrud Gilberto: Rosa conseguiu tornar a Bossa Nova sexy novamente... sua voz que é ao mesmo tempo exótica e extremamente familiar, carinhosa e quente, é simplesmente magnífica... Suas interpretações de jóias da Bossa Nova são sublimes... Ela tem a capacidade de transformar clássicos pra lá de conhecidos, em músicas completamente novas...”

Mundialmente conhecido e reverenciado, o músico violoncelista Yo-Yo Ma, nascido em Paris em 1955, filho de pais artistas chineses lembra muito bem da primeira vez que ouviu Rosa Passos e escreveu uma carta para ela dizendo que tinha ficado apaixonado pela voz dela, além disso ele tinha a sensação de que ela estava cantando só para ele...

Lançado no mercado americano em maio de 2008, no Lincoln Center em Nova York e tendo na platéia Winton Marsalis e Ron Carter, chegou às lojas brasileiras o mais recente cd de Rosa, com o nome simples de “Romance”, disco este gravado por convite da gravadora americana TELARC, distribuído pela “Universal” e produzido pela própria Rosa Passos:

01= Doce Presença (Ivan Lins)
02= Nem Eu (Dorival Caymmi)
03= Eu sei que Vou te Amar (Tom+Vinicius)
04= Álibi (Djavan)
05= Preciso Aprender a ser Só (Marcos Valle+Paulo Sérgio Valle)
06= Atrás da Porta (Francis Hime+Chico Buarque)
07= Tatuagem (Chico Buarque+Rui Guerra)
08= Por Causa de Você (Tom+Dolores Duran)
09= Altos e Baixos (Suely Costa+Aldir Blanc)
10= Cadê Você (João Donato+Chico Buarque)
11=Neste Mesmo Lugar (Armando Cavalcanti+Klécius Caldas)
12= Nossos Momentos (Luis Reis+Haroldo Barbosa)

É um disco elegante, classudo mesmo, e chama a atenção o fato de os músicos não só acompanharem a artista com aquela base musical de sempre...não, generosa que é, Rosa dá espaço para que seus amigos & músicos brilhem tanto quanto ela, e assim temos introduções instrumentais um pouco mais longas que o habitual e belíssimos solos.

Depois de “Amorosa”, um excelente disco, onde ela tem como convidado Monsieur Henri Sanvador cantando com ela “Que rete-t-il de nos amours”, e do intimista (só voz e violão) “Rosa”, temos este “Romance”, que é para deixar tocar e tocar...

Profissionalismo, emoção e sensibilidade, deixaram estas 12 músicas, conhecidíssimas, com cara de “brand new songs”...

Recentemente, Rosa Passos recebeu “Doutoramento Honoris Causa” pela Universidade de Berkeley, fundada em 1868 na Califórnia, e uma das mais tradicionais e conceituadas universidades americanas.

[ É pouco ?? ]

[ a sexta
ilustração de cima para baixo é o cartaz da turnê portuguesa de Rosa. ]


Nenhum comentário: