SEMPRE MÚSICA . . .

sábado, 28 de fevereiro de 2009

[] Doninha de Calçada Não Me Pega ! !

É como um conto de fadas, tem sempre uma bruxa pra apavorar... o dragão comendo gente e a bela adormecida sem acordar.

Tudo o que o mestre mandar e a cabra cega sem enxergar, e você se escondeu, e você esqueceu.

Pique pau, cuspe em distância, pés pisando em ovos, veja você...um tal de pular fogueira, pistolas, morteiros, veja você...

Pega malhação de Judas e quebra cabeças, veja você... e você se escondeu, e você não quis ver.

Olha o bobo na berlinda, olha o pau no gato, polícia e ladrão... tem carniça e palmatória bem no seu portão.

Você vive o faz-de-conta, diz que é de mentira brinca até cair... chicotinho ta queimando, mamãe posso ir ?

Pique pau, cuspe em distância pés pisando em ovos, bruxa, dragão... um tal de pular fogueira e a cabra cega vai de roldão.

Pega malhação de Judas e um passarinho morto no chão... e você conheceu... e você aprendeu !

[Jardins de Infância, João Bosco + Aldir Blanc, 1975]

Hoje estava cantarolando esta música e de repente fui parar algumas décadas atrás, e me vi brincando na calçada com os amiguinhos da rua, naquelas tardes que não acabavam nunca.

Aí comecei a me perguntar de que será que as crianças de hoje brincam, que músicas ou quadrinhas ou cantigas de roda elas cantam, se é que brincam de roda. Acho muito pouco provável que numa cidade grande as crianças joguem “amarelinha”, andem de “perna-de-pau”...

Mais improvável ainda imaginar a meninada parada, estática, brincando de “estátua”, ou de “polícia e ladrão”, “doninha de calçada” e “mamãe eu quero doce”...

Felizmente, com um pouco de sorte, em alguma cidade do interior possamos ainda encontrar algumas crianças nos quintais de casa, reinando absolutas no universo criado por elas, onde cada árvore é um mundo, cada canteiro uma floresta cheia de duendes, fadas e criaturas que só elas conhecem e sabem o nome.

Músicas inventadas na hora de cada narrativa, cada batalha, cada conquista de novo território logo ali, ao lado do mamoeiro, entre a roseira branca e pé de camélia...

É claro que os tempos mudam e eu não sou ingênuo a ponto de esperar que as crianças de hoje brinquem das mesmas coisas que eu brincava, nem que tenham a mesma facilidade de fantasia de algumas décadas passadas.

Hoje está tudo à disposição com um simples toque, quase tudo é “touch screem”, quase tudo nos chega via “download”, desde um simples game, até a possibilidade de viver uma vida paralela; uma outra vida, é claro, uma segunda vida com direito a ter tudo e, suprema maravilha, ser tudo o que se quer... com outra identidade, outro tipo físico e outra conta bancária.

Mas relembrando assim, sinto um pouco de saudade das musiquinhas, das brincadeiras, das disputas de carrinhos de rolimã, de passar voando de patinete pela calçada só para impressionar os amiguinhos menores ou mais tímidos, de quem nós sempre acabávamos virando uma espécie de heróis.

Onde foi parar esse mundo fantástico e sem limites de antes?

“se esta rua, se esta rua fosse minha... eu mandava, eu mandava ladrilhar... com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes, para ver, para ver meu bem passar...”

8 comentários:

Adriana disse...

Nossas músicas foram trodas pelo computador e i ply alguma coisa.

Anônimo disse...

OLÁ 'ROBERTO'
Felizmente que aqui em Portugal, cada vez mais os infantários e escolas estão ensinando às crianças brincadeiras e músicas de outros tempos... Se os Pais em casa tiverem a gentileza de uma vez por outra tirarem um tempinho também, a magia voltará!
Xi-coração apertado e Beijos mil,
Ana

Adriana disse...

Por onde andas???tomou chá de Odilon??

dê noticias.

bjs

Anônimo disse...

link popularity service link building seo backlinks back link

Anônimo disse...

roberto-musikal.blogspot.com Cash Advance IL Rantoul Em seguida, ela explicou sobre um amigo que sabia que fazia isso também

Anônimo disse...

roberto-musikal.blogspot.com here. Para satisfazer as suas necessidades urgentes que tem de ter acesso a dinheiro a partir de um outro indivíduo

Anônimo disse...

Do you have any video of that? I'd like to find out some additional information.

my web site - plus de followers
My web page: acheter followers twitter

Anônimo disse...

You are so awesome! I don't think I've read through anything like this before. So wonderful to find somebody with a few genuine thoughts on this topic. Seriously.. thanks for starting this up. This website is something that is required on the internet, someone with some originality!

[url=http://truebluepokies4u.com]pokies casinos[/url]