SEMPRE MÚSICA . . .

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

[] James Taylor de Ontem, de Hoje e de Sempre...

Lá pelo início dos anos ’70, quando James Taylor trouxe embaixo do braço o cover de “You’ve Got a Friend”, composto por Carole King, sua amiga de adolescência e companheira de tantos devaneios, deu início a uma maneira muito própria de cantar, tanto coisas suas como coisas alheias.

Uma verdadeira marca registrada, que a maioria do público ficava achando que tudo que ele cantava era composição sua, tamanha era a facilidade com que ele se “adonava” das composições de seus colegas, imprimindo aquele som inconfundível, com aqueles acordes acústicos que viraram um "jeitão registrado" e sublinharam tão bem os anos ’70...

Agora, tantos anos passados, tantos caminhos e descaminhos depois, James Taylor decidiu gravar algumas canções alheias, de sua preferência.

Músicas que ele sempre cantou e tocou na intimidade do seu lar ou nos seus períodos de inferno químico... Nos dá um belo presente com “Wichita Lineman”, mundialmente famosa na voz de Glenn Campbell.

Como não podia deixar de ser, o disco ficou 100% a cara dele, inclusive com aquelas atmosferas country tão presentes em toda a sua obra. O gosto musical do cantor de “Fire & Rain” é tão eclético, que ele foi buscar novamente no repertório da “Motown”, gravadora de alma e música negras, um sucesso do grupo “Temptations”, “It’s Growing”, que lhe caiu como um luva...

Outro clássico dos anos ’60, “On Broadway” que eu particularmente ouvi mais de um milhão de vezes com Nancy Sinatra, ficou bem diferente da de George Benson, mas nem por isso menos interessante. Alguém lembra da versão instrumental de Percy Faith ? que maravilha...tocava antes de iniciar as sessões de cinema, numa época pré-FM...

Interpretação mais tranqüila, mais introspectiva, quase melancólica, enfim, mais James Taylor mesmo...

Tendo o disco o nome de COVERS, evidentemente não se podia esperar um cd com muitas surpresas; tudo soa a James Taylor, o de ontem, o de hoje e o de sempre, mesmo quando canta “Suzanne”, uma assinatura musical do cantor, compositor e poeta canadense Leonard Cohen.

COVERS tem as seguintes músicas:

[] it’s growing
[] I’m a road runner
[] wichita lineman
[] why baby why
[] some days you gotta dance
[] seminole Wind
[] Suzanne
[] hound dog
[] sadie
[] on Broadway
[] summertimes blues
[] not fade away

@ fonte // jornal espanhol “El País”, caderno de cultura, matéria escrita por Carles Gámes, na edição de 26/10/2008.



5 comentários:

Anônimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

[url=http://blog.mester.com/wp-content/plugins/2010/]cheap generic viagra[/url]

Anônimo disse...

Did you know that USA and Europe blocked Wikileaks? What do you think about it?
By the way, anybody home?!

Anônimo disse...

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site