SEMPRE MÚSICA . . .

quinta-feira, 19 de junho de 2008

[] Paula West, Cabaré Chic

Dona de um belo timbre de contralto, esta americana nascida em San Diego, Califórnia não teve uma infância cercada por discos de cantores e bandas de jazz como boa parte dos grandes vocalistas que se referem a seu passado.

Como ela mesmo conta, na sua casa nem tinha muitos discos de jazz, pois o que seu pai realmente gostava era música clássica. Paula West só foi se interessar por cantores e grupos de jazz quando já estava na faculdade.

E não parou mais; a paixão explodiu e a curiosidade de conhecer mais e mais intérpretes vocais e instrumentais tomou conta dela...Hoje em dia ela diz que tem até uma frustração por nunca ter cantado na igreja quando era pequena... Diz que gostaria de ter tido uma infância predestinada, como a maioria dos grandes cantores.

Descobriu que tinha uma bela voz, um timbre pouco comum, e com o estímulo de amigos, colegas e professores, lançou-se ao mundo da música e do canto.

Em 1988 vai para San Francisco tentar a sorte como cantora e durante alguns anos trabalha como garçonete em bares e restaurantes elegantes até que sua carreira se solidifique.

Durante esta época, começa a participar pequenas apresentações de jazz em pequenas casas noturnas
e conhece Ken Muir, músico que se transformou em seu amigo e pianista por um longo tempo.

Enquanto ingressa no circuito de happy hours nos hotéis e apresentações em “cafés concertos”, Paula continua estudando canto seriamente, e foi desenvolvendo um estilo próprio e refinado de se apresentar, pois além de tudo é dona de um grande carisma no palco, por menor que ele seja.

Voz rouca de contralto, com um vibrato dramático, elegante em cena e de quebra, muito bonita
. Além disso, sempre focou sua produção artística na qualidade; tanto é assim que sua discografia é pequena, apenas 03 cd’s. O primeiro em 1997, produzido por ela própria, e o mais recente em 2001.

Nos anos 90, começa a cantar permanentemente no Ritz Carlton e atualmente apresenta-se nos clubes noturnos de San Francisco e Nova York, entre algumas excursões pela Europa.

Já faz 10 anos que Paula é atração fixa durante um mês inteiro por ano no “Empire Plush Room”, do “York Hotel”, em San Francisco. Também faz parte das atrações de gala do “Oak Room”, do “Algonquin Hotel” em Nova York.

No seu primeiro cd, TEMPTATION, Paula canta clássicos como “Don’t Explain”, que foi eternizada por Billie Holiday. Canta “Skylark”, standard obrigatório para quem deseja conhecer as composições de Johnny Mercer. Tem ainda “Nice and Easy” e “A Kiss to Build a Dream on”.

RESTLESS é o nome de seu segundo cd, e quero destacar a interpretação de “Who Will Buy” do musical da Broadway “Oliver”, já gravado por Nancy Sinatra décadas atrás...
De Cole Porter, Paula canta a conhecida “Don’t Fence me In”. Outro sucesso na voz de Billie Holiday foi “I’m a Fool to Want You”, que tem Frank Sinatra como um dos compositores, e mais ainda, belas interpretações de clássicos como “Fly me To the Moon”, que o mundo inteiro já gravou e continua uma belíssima música, e “Witchcraft”, imortalizada por Sinatra.

Por enquanto, seu mais recente disco é COME WHAT MAY, que tem a fusão de dois clássicos de Duke Ellington, “Caravan / Night In Tunísia”, tem o cartão de visitas de Bylly Strayhorn, “Lush Life” e dois standards indispensáveis de Johnny Mercer, “Blues In The Night” e “I Remember You”.


[@] veja & ouça Paula West clicando aqui [] !!!



Um comentário:

Adriana disse...

Blues in the night e simplemente lindo!!bom fim de semana!