SEMPRE MÚSICA . . .

sexta-feira, 6 de junho de 2008

[] Emma Shapplin [1974]

" A melodia própria das palavras, supera em muito, o seu significado literal. As palavras que uso não pertencem a nenhuma língua morta, mas a um idioma atemporal, como são os sentimentos, e principalmente e antes de todos eles, o amor”.
[Emma Shapplin]

Segundo algumas fontes, Emma Shapplin é o nome artístico de Crystêle Madeline Joliton, mas segundo outras fontes, seu verdadeiro nome seria
Marie-Ange Chapelain.

Para seus biógrafos, Emma é uma mulher e uma artista dotada de um temperamento particularmente romântico, misterioso e passional. Intérprete de canções da chamada “música clássica européia” e músicas do gênero “crossover rock”, que poderíamos definir como sendo um clássico invadindo o rock ou uma música operística de cores e concepções pop...

Como seu registro vocal é de soprano, está em perfeitas condições de cantar com tonalidades modernas e típicas da música pop,
numa curiosa mistura que une o antigo ao moderno.

Emma canta em língua italiana dramas escritos por ela própria, ao estilo das árias de óperas líricas do repertório barroco, e do chamado período
“ottocentesco”.

E assim, Emma descobre modelos arcaicos da língua italiana, recuperando versos de Dante e Petrarca, vistos e interpretados através de ângulos bastante parti
culares, interessantes e originais.

Os mesmos critérios são usados pela artista nos textos latinos, que assumem uma sonoridade bastante sugestiva. A parte musical é um bom suporte para esta dramatização de sentimentos e afetos, conjugando assim as características principais da música lírica com as nuances tipicamente sensuais da música pop.

Emma é filha de um chefe de polícia e de uma secretária e tem dois irmãos maiores e nasceu em 19/05/1974 numa cidadezinha nos arredores de Paris.

Ficou fascinada pela música vocal
quando tinha apenas 11 anos, depois de ver um comercial na televisão. Logo após a adolescência ingressa no mundo do espetáculo, quando fazia parte de uma banda de rock.

Quando tin
ha 18 anos, por um destes acasos da vida, conheceu a soprano Régine Crespin no conservatório, e este encontro levou a um outro, quando conhece o cantor Jean Patrick Capdeville famoso na França nos anos 80, que ficou impressionado com a voz e o talento de Emma.

Aos 19 anos, ela deixa a família e sua cidade e muda-se para Paris
, e desde então Jean Patrick tem sido seu mentor artístico até hoje e incentivou-a a voltar ao conservatório para continuar estudar canto.


Em 1997, às vésperas de um espetáculo, os dois resolveram produzir um cd, “Carmine Meo”, que assim tornou-se o álbum de estréia de Emma, além de lhe dar um Disco de Ouro apenas três meses após ser lançado.

O disco rodou por vinte e seis países, incluindo Grécia e Nova Zelândia e tornaram Emma conhecida internacionalmente, principalmente após o compositor americano Graeme Rivell ter escolhido a voz dela para a trilha do filme “Red Planet” e ter produzido as faixas do seu segundo cd, “Etterna”, gravado em 2002.

“La notte etterna”, uma das faixas do cd foi escolhida para a campanha publicitária do chocolate Ferrero Rocher em 2006

A discografia de Emma não é tão grande, mas é bem representativa de seu estilo híbrido levado a efeito de maneira tão competente. Três cd’s
“Carmine Meo”, “Etterna” e “The concert in Caesarea”(*), cinco singles e dois dvd’s.

Material suficiente para conhecer o talento e a criatividade de Emma e todos os envolvidos na produção de seus discos e dvd’s.


[@] Veja Emma Shapplin clicando aqui [] !
(*) Caesarea = cidade portuária fundada por Herodes, o Grande, entre 25 aC. e 13 aC. Situada na costa de Israel, entre Tel-Aviv e Haifa.




7 comentários:

Otávio disse...

Muito bem lembrado Emma Shapplim, fora ela ser espetacular, eu não sabia quase nada a respeito a não ser que era uma francesa. Muito bom seu post.

Odilon disse...

Essa é uma das minhas preferidas. Recordo de uma aula sobre a criação do homem e o papael do DNA que tinha a abertura com Carmine Meo. Os alunos devem ter pensado que eu tinha enlouquecido. Muito bom o video também. Cada vez tu te esmeras mais.

mundo azul disse...

Eu não a conhecia...Gostei demais! Anotei esse nome e vou procurar um CD, para comprar. Gosto de canto lírico...A voz dela é linda!
Beijos de luz e um dia especial...

Adriana disse...

Nossa !!voce esta arrancando recordações de todo mundo!

Anônimo disse...

A Emma é maravilhosa!!! Adorei o seu comentário sobre ela.
Gracias!!!!

Curitiba dos meus olhos disse...

Não conhecia Emma Shapplin, descobri por acaso procurando a musica Fratello Sole, Sorella Luna. Fiquei fascinada pelas musicas dela, muito talentosa.

Unknown disse...

Obrigado pelas informações sobre
Emma Shapplin, foi essencial para colocá-la no meu blog. Visite-nos! www.amigozen.blogspot.com