SEMPRE MÚSICA . . .

sábado, 28 de junho de 2008

[] Dominique Eade

Ela cresceu numa casa onde todos gostavam de música, com alguns instrumentos espalhados pela sala e muitos discos nas prateleiras e empilhados na eletrola...

Filha de um oficial das Forças Armadas e uma mãe suíça, Dominique passou boa parte da sua infância entre Estados Unidos e Europa, passando férias com a família de sua mãe e assim, desde cedo, conhecendo a música de outros países.

Quando pequena começou a estudar piano seriamente pensando em fazer carreira como pianista, mas foi só entrar na adolescência, que seus planos mudaram e assim, decidiu que queria ser cantora... e como quase todos os adolescentes daquela época, Dominique deu um jeito de ter uma guitarra, infernizou a vida de todo mundo ao mesmo tempo em que aprendia com dedicação e afinco, músicas folclóricas, pop, e [claro], jazz...

Levava tão a sério esta atividade musical que desde 1984 dá aulas na NEC, New England Conservatory, de canto, composição e improviso vocal. É uma professora muito requisitada e bem sucedida, tendo seus alunos sempre bem colocados em competições musicais.

Dominique tem também como aluna, a brasileira Luciana de Souza, que mora nos Estados Unidos já há um tempão, onde é considerada uma cantora cult, de bom gosto, sem usar as fórmulas fáceis de escolher seu repertório e carreira.

Gravou seu primeiro cd em 1990, quando vai morar em Nova York, e faz aquele caminho mais ou menos comum a todos os iniciantes, ou seja, apresentações nos locais noturnos, bons restaurantes, happy-hours em hotéis elegantes, cassinos e qualquer palco disponível...

Resolveu se casar e ter filhos e assim, volta para Boston em 1996, onde é contratada pela RCA Victor para gravar mais alguns cd’s.

Com dois filhos pequenos, Dominique excursiona
pelos Estados Unidos e Europa, divulgando seus trabalhos recentes, o que deu um grande impulso em sua carreira, tornando-se conhecida da crítica internacional, que sempre elogiou suas apresentações e seus discos, pela cuidadosa produção, pela sua bonita voz, seu talento e seu bom gosto na escolha das músicas.

Atualmente,vive nos arredores de Boston, ao lado do marido, o saxofonista Allan Chase e dos dois filhos do casal.

Ela tem 4 cd’s lançados:




@ Long Way Home
@ When the Wind is Cool
@ My Resistence is Law
@ Open [com o pianista Jed Wilson, 2006]


3 comentários:

Naty disse...

Ola passei para te desejar umbom fim de semana
bjs naty

Adriana disse...

Sempre bom vir aqui para aprender sobre música,e em questão de visual voce esta um verdadeiro camaleão!

Otávio disse...

Sempre aprendendo por aqui. Mais uma para meu conhecimento musical.