SEMPRE MÚSICA . . .

quarta-feira, 25 de março de 2009

[] Caterina "Always" Valente

Um bom exemplo de artista verdadeiramente cosmopolita. Nascida em Paris em 1933, de família italiana, passaporte alemão, prêmios internacionais, mais de 1500 músicas gravadas em 12 línguas, e 18 milhões de discos vendidos pelo mundo.

Estas são algumas credenciais de Caterina, nascida em uma família de artistas; seu pai, um típico italiano chamado Giuseppe, era na época um conhecido acordeonista e sua mãe, atriz cômica e bailarina de comédia musical, onde misturava teatro, picadeiro, dança e canções...

Um dos irmãos de Caterina, Silvio Francesco, seguiu a mesma carreira da família e acompanhou a irmã mundo a fora por diversas vezes, como cantor e guitarrista, apresentando duetos que ficaram gravados em muitos discos.

Por uma dessas coisas do destino, a carreira de Caterina iniciou na Alemanha, pois ela conheceu o malabarista alemão Gerd Eric Horst Scholz, que logo reconheceu seu talento, virou seu marido e empresário.

Em 1953 grava seu primeiro disco “Istanbul”, com o famoso maestro alemão Kurt Edelhagen. Em seguidinha, com o mesmo maestro fez a gravação de duas músicas, num pequeno medley, com as quais é lembrada até hoje: “Malagueña” e The Breeze And I”, de autoria do cubano Ernesto Lecuona.

Pronto. Caterina estava lançada ao mundo e em meados dos anos ’50 era conhecida praticamente em todos os continentes, e nos anos ’60 grava uma série de discos com Claus Ogerman, logo se casa com o pianista Roy Budd e a cada ano vai consolidando sua carreira internacional. Seja lá qual for o país...

É íntima da Europa, shows em todas as capitais, teatros e tv, discos e rádios, Caterina Valente era sinônimo de talento, garra, competência, vocação e simpatia, predicados que dificilmente andam juntos.

Sua discografia na Alemanha é interminável, além de ter gravado com nomes como Louis Armsntrong, Ella Fitzgerald, Benny Goodman, Tommy Dorsey e Chet Baker.

Seu filho Eric Van Aro Jr. também é um conhecido cantor europeu.

Com o passar dos anos, Caterina foi diminuindo suas atividades, mas em 1989, gravou um cd na Itália “A Briglia Sciolta”, que acabou se tornando seu disco campeão absoluto de vendas. Seu mais recente trabalho chama-se “Girl Talk”, e é de 2001.

Atualmente, vive tranqüila, bonita e saudável em Montagnola, perto de Lugano, na Suíça.

Merecidamente.

(@) ouça e veja Caterina aqui []! e também aqui []!



3 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ 'ROBERTO'
Caterina Valente nasceu no mesmo dia que eu, ou seja 14 Janeiro, só que uns vinte e poucos anos antes.
Curiosamente conheci o filho Eric aquando da minha estadia na Aústria e num festival de Jazz e gostei daquela voz bem doce!
A sua despedida foi num dueto com o filho em março de 2003.
Xi-coração e Beijinhos da, Ana

Adriana disse...

Eu não háconhecia.
Sempre bom aprender coisas novas.

bjs

Anônimo disse...

OLÁ 'ROBERTO' (cont.)
Esqueci de dizer que a despedida de Caterina Valente foi num dueto com o filho Eric no programa do apresentador da RAI DUE - Paolo Dimiti, que é também autor.
Bom fim de semana com saúde e alegria e música no coração.
Um abraço do tamanho do mundo e Beijos mil,
Ana