SEMPRE MÚSICA . . .

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

[] Cristóbal Repetto, O Novo Velho Tango ...

Nome ainda meio desconhecido, com apenas 29 anos este argentino é dono de um estilo único de interpretação. Com voz de cantor antigo de tango, que às vezes parece sair de um gramofone, Cristóbal emite uma atmosfera dramática do chamado “novo tango”, coisa que felizmente essa rapaziada criativa sabe fazer tão bem.

Modernizar o tango, mas sem mexer na alma portenha, mantendo intacto todo o encantamento e melancolia deste gênero musical tem sido o objetivo de um número grande de jovens músicos argentinos, apaixonados sempre por suas origens e raízes culturais.

Cristóbal tem tudo isso, além de ter um passado recente de cantor folclórico e, como se sabe, o folclore é um dos componentes inegáveis do tango, tenha a idade que tiver, usando o bandoneon e uma “típica” clássica ou utilizando-se de todas as técnicas de ponta que se tem ao alcance nos dias de hoje.

Nascido em Maipú, Cristóbal foi descoberto por Daniel Melingo, um dos mais conhecidos e competentes inovadores do tango, e foi com Daniel que Cristóbal fez uma série de concertos em vários palcos de Buenos Aires e Montevidéu.

Em 2004 lançou seu primeiro disco solo, e admite que sua intenção é mostrar no seu trabalho uma fusão da música campesina, do interior, com a música da cidade. Segundo ele, esses dois universos podem conviver em perfeita harmonia.

Além disso, Cristóbal recupera velhas canções, de domínio público, mas que estão quase totalmente esquecidas pelo grande público, principalmente as composições dos anos ’20, anos ’30 e ’40, e traz de volta aos grandes palcos das capitais, as milongas, uma das expressões fundamentais desta música, com toda sua magia, cores melancólicas e sentimentos arrebatadores, como convém ao bom e velho tango.

E ao novo também.
[@] ouça e veja Cristóbal, clicando aqui [!]

Um comentário:

Adriana disse...

Um bom tango,vinho,boa companhia...

Viva Argentina!!