SEMPRE MÚSICA . . .

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

[] Bocelli : Existe uma magia que une música clássica à música popular

Achei interessante uma entrevista que Andrea Bocelli deu ao jornalista Mario Luzzatto Fegiz, do “Corriere Della Sera”, agora em janeiro de 2009; por esta razão fiz a tradução e reproduzo a seguir.

@ quando e como você se deu conta de que tinha talento e vocação para o canto?
@ quando as pessoas pedem com frequência para você cantar... a mim, pediam desde muito pequeno para cantar na igreja, nas festas da escola e aniversários...

@ como se escolhe um repertório como o seu?
@ seguindo o exemplo dos grandes tenores que vieram antes de mim. Todos eles mesclaram diversos tipos de repertório, desde ópera, música de câmara e a música fundamentalmente popular. Como por exemplo, Beniamino Gigli; o cantor de ópera se torna popular, no momento em que empresta sua voz a uma música consagrada pelo gosto popular.

@ o que você acha da relação da música clássica com a música popular?
@ existe música clássica tão bonita, que se torna popular, e tem música popular tão bela e envolvente, que acaba se tornando uma música clássica... quando a música é bela, é bela e basta.

@ é verdade que “La Bohème” é sua ópera favorita?
@ é uma das óperas mais perfeitas, onde não é preciso acrescentar nem tirar nenhum acorde; além disso, tem um componente muito espirituoso até o seu final dramático. Resumindo, tem uma mistura de elementos que a tornam absolutamente extraordinária.

@ como é concebido um disco de Bocelli?
@ por mais que seja difícil, procuro sempre encontrar um fio condutor; por exemplo, no último disco “Incanto”, a idéia foi reunir num disco vários sucessos que se tornaram populares graças aos tenores que os interpretaram...

@ apesar do seu indiscutível sucesso na música popular, você tem se dedicado com muito afinco à música operística.
@ sim, comecei agora a prepar “Fausto” para apresenta-la em Palermo no mês de março; depois, “Cavalleria Rusticana”, e logo após, tem “Carmen”... tenho muito trabalho pela frente.

@ é verdade que para você uma grande fonte de emoção e inspiração são as cartas de fãs?
@ hoje a internet é um meio extraordinário, uma ferramenta que pouco a pouco aprendi a usar, e os fãs são quem dão vontade e coragem de subir num avião e cantar em outra parte do mundo.

@ e o futuro?
@ trabalho e estudo; enquanto a vida nos presentear com descobertas e desafios, estaremos nos enriquecendo e permaneceremos jovens. Minha experiência pessoal de perder a visão me ensinou que não é terrível aquilo que parece terrível, mas com freqüência se revela terrível justamente o que não parecia terrível...

3 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ 'ROBERTO'
Muito curiosa esta entrevista e reveladora mais uma vez de alguem que é muito especial mesmo sem estar a cantar.
Quem canta geralmente entende melhor que ninguém o que é isso de alma, de sentimento, de emoções...
Obrigada também a Si por partilhar estas emoções.
Xi-coração e Beijos mil da Ana

Marilac disse...

Olá Roberto,
Adorei esse post! Sou fã do Andrea Bocelli e é um encanto que se renova sempre que o escuto.
Tenho um blog simples e vou postar sobre o cd incanto e para isso estou citando trechos do seu post.!
Vou deixar um link citando a fonte e falando da entrevista.

abraços
Marilac

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.